Os produtos que a Ferrari vende e não são carros

A marca de luxo deixou de ser apenas uma fabricante de carros há muito tempo

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Ferrari é muito mais do que uma companhia de carros de luxo: é uma marca, consumida por milhares de pessoas. Os produtos dessa marca, que são vendidos na internet e em 32 lojas ao redor do mundo.

De acordo com o relatório de IPO (oferta pública inicial) da companhia, com o qual pretende arrecadar US$900 milhões, a marca é licenciada a companhias como Lego, Electronic Arts e Oakley, por exemplo. A Ferrari também recebe direitos autorais pelo parque temático Ferrari World, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos; e planeja abrir outro parque na Espanha, com um hotel temático.

Somando as receitas do patrocínio ao time de Fórmula 1, em 2014 as vendas da companhia somaram US$474 milhões; e o site teve US$ 7 milhões em vendas. Isso em comparação aos US$2,2 bilhões em receita das vendas de carros e autopeças.

Veja uma lista, feita pelo Business Insider, de produtos que a Ferrari vende, por ordem de preço:

1. Ferrari World, em Abu Dhabi (US$70 por pessoa, aproximadamente)

O parque foi aberto em 2010 e é o maior parque temático fechado do mundo. Ele possui a montanha russa mais rápida do mundo, a Formula Rossa. Sob o mesmo teto, há quatro chefs italianos vencedores do prêmio Michelin.

Continua depois da publicidade

2. Cinto Ferrari Cavallino Rampante, feito à mão na Itália (US$230)

3. Fones de ouvido Scuderia Ferrari P200. Eles são usados pelos técnicos da equipe de F1 da Ferrari e são compatíveis com a maior parte dos dispositivos (US$230)

4. Relógio Scuderia XX. Os ponteiros têm refletores de minutos metalizados e centros texturizados de fibra de carbono (US$345)

Continua depois da publicidade

5. Jaqueta Infant Ferrari. Detalhes como bordados e botões customizados fazem desta peça um objeto de desejo aos entusiastas mais jovens (US$370)

6. Porta retrato Ferrari, feito à mão na Itália, resultado de 10 ciclos de escovação e polimento (US$870)

7. Prancha de surfe, customizada com design gráfico Ferrari 16M Scuderia Spider. Feita de poliuretano, com fibra de vidro e resina (US$1.700)

Continua depois da publicidade

8. Mahjong Ferrari. Esse jogo chinês de mesa feito à mão vem em uma mala de fibra de carbono com proteção de metal esmaltado Ferrari. As fichas, moedas e dado são todos customizados no estilo Maranello (US$2.050)

9. Xadrez Ferrari. Feito de madeira preta e vermelha envernizada. A peça do cavalo é inspirada no logo (US$2.200)

10. Óculos de sol LaFerrari, edição exclusiva e limitada com lentes de fibra de carbono (US$2.300)

Continua depois da publicidade

11. Jaqueta feminina de couro camurça (US$2.450)

12. Mala duffel, feita de couro suave com alças removíveis (US$3.150)

13. Miniaturas Ferrari 500 F2, feitas à mão em escala 1:1,8 do modelo que venceu a corrida de Bremgarten em 23 de agosto de 1953 (US$14.850)

Continua depois da publicidade

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney