OMS alerta sobre remédios falsos para diabetes e perda de peso; há casos no Brasil

Os produtos falsificados podem ser prejudiciais à saúde e levar a complicações sérias

Reuters

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alertas nesta quinta-feira (20) sobre falsificação de semaglutida usada em medicamentos para diabetes e perda de peso, em função de três lotes alterados de produtos detectados no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos.

A semaglutida é o ingrediente ativo usado no medicamento para diabetes da Novo Nordisk, o Ozempic, e no tratamento para perda de peso Wegovy.

Leia também: Ozempic tem custo coberto por plano de saúde no Brasil?

A OMS tem observado um aumento nos relatos de produtos falsificados de semaglutida no Brasil, no Reino Unido e nos Estados Unidos desde 2022, disse, embora o alerta desta quinta-feira tenha sido o primeiro aviso oficial emitido pela agência após a confirmação de alguns relatos.

A agência também observou um aumento na demanda por esses medicamentos.

Os produtos falsificados podem ser prejudiciais e, se não tiverem os componentes brutos necessários, podem levar a complicações de saúde resultantes de níveis não gerenciados de glicose no sangue ou peso, disse a OMS.

Continua depois da publicidade

Ozempic, medicamento composto por semaglutida, utilizado para tratamento de diabetes, da Nova Nordisk (Foto: Mariana Amaro/InfoMoney)