Odeia ouvir “podcast” do amigo? WhatsApp libera transcrição de mensagens de áudio

O anúncio foi feito pelo por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, controladora do aplicativo de mensagens WhatsApp

Maria Luiza Dourado

WhatsApp lança transição de mensagens de áudio na conversa (Divulgação)
WhatsApp lança transição de mensagens de áudio na conversa (Divulgação)

Publicidade

O WhatsApp lançou nesta quinta-feira (21) um recurso nativo de transcrição de mensagens de voz. Com essa função, as mensagens de voz poderão ser convertidas em texto, facilitando o recebimento das mensagens.

O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, controladora do aplicativo de mensagens WhatsApp, além das redes sociais Instagram e Facebook.

A nova funcionalidade permitirá a leitura de mensagens de voz, para que as pessoas possam acompanhar as conversas quando estiverem em um ambiente barulhento ou quando receberem um áudio longo, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de transcrição de áudio feito pelo WhatsApp (Divulgação)

O recurso era aguardado pelos usuários, sobretudo no Brasil, onde a população que usa WhatsApp envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país no mundo.

LEIA MAIS: IA da Meta já está disponível no Brasil; veja como utilizá-la

Continua depois da publicidade

O WhatsApp está lançando hoje a funcionalidade em alguns idiomas, incluindo o português. Nos próximos meses, o recurso será disponibilizado em outras línguas.

Como usar?

Para começar a usar, o usuário deve ir até Configurações, depois Conversas e selecionar Transcrição de mensagens de voz. Esse caminho serve tanto para ativar quanto para desativar as transcrições, além de permitir a seleção do idioma da transcrição.

O usuário poderá transcrever uma mensagem de voz mantendo-a pressionada e tocando em “Transcrever”.

Continua depois da publicidade

As transcrições serão lançadas globalmente nas próximas semanas, inicialmente em alguns idiomas selecionados, mas mais idiomas estão planejados para serem adicionados nos próximos meses.

Segurança

Segundo o WhatsApp, as transcrições serão geradas diretamente no dispositivo do usuário, garantindo que mais ninguém, nem mesmo o WhatsApp, possa ouvir ou ler mensagens pessoais.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.