O que o brasileiro mais comprou no Amazon Prime Day (e o que o evento diz sobre a Black Friday)

Produtos mais vendidos no evento de descontos da Amazon refletem mudanças de hábitos do brasileiro na pandemia

Mariana Fonseca

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO — O Amazon Prime Day 2020, tradicional evento de descontos da gigante americana de comércio eletrônico, aconteceu em 19 países na última terça e quarta-feira (13 e 14). Esse saldão rendeu para a Amazon — especialmente no Brasil, onde o Prime Day aconteceu pela primeira vez.

A quantidade de produtos comprados por aqui nas primeiras 24 horas foi maior do que a registrada pela Amazon no Brasil durante a Black Friday de 2019. As ofertas do Prime Day são exclusivas para assinantes do Amazon Prime — assinatura de R$ 9,90 por mês, que inclui frete grátis e acesso a filmes e séries, música, livros e jogos —, o que torna a comparação com a Black Friday ainda mais surpreendente.

“[Os membros Prime] deram início à temporada de compras mais importante do comércio brasileiro”, afirmou em comunicado Alex Szapiro, diretor brasileiro da Amazon.

O Prime Day apresentou bons resultados mesmo em meio a uma pandemia por atender um público de classe média alta, na visão do economista da FGV André Braz.

“Famílias com esse poder aquisitivo ficaram com um orçamento um pouco mais folgado nos últimos meses. As saídas de final de semana foram impossibilitas, desde o cinema, até a pequena viagem. Ficar em casa construiu espaço para esse público aumentar a poupança ou comprar bens duráveis.”

O Amazon Prime é um gasto mensal, ainda que o valor da assinatura possa ser considerado baixo. Assim, há uma diferença de público em relação à mais democrática Black Friday. A sexta-feira de descontos se tornou a segunda data mais importantes para o comércio brasileiro, apenas atrás do Natal.

Continua depois da publicidade

Mas há dúvidas sobre como a pandemia pode afetar as vendas da edição de 2020 do evento. “O volume de vendas da Black Friday não depende apenas da classe média alta. Por incluir classes de menor poder aquisitivo, não deve ter a mesma expressão dos últimos anos”, opina Braz.

Mas, afinal, no que o brasileiro estava de olho no Prime Day? Eletrônicos, moda e livros dominaram o faturamento dos vendedores parceiros da Amazon. Veja os destaques entre os itens mais vendidos por categoria durante o Amazon Prime Day 2020 no Brasil: 

Casa e cozinha

As vendas refletem o desejo de arrumar a casa e cozinhar durante a pandemia. A espátula de Inox para massas e legumes da Mimo Style; o kit com esponjas e limpa telas da Flash Limp; o organizador de peças íntimas da Euro; e o faqueiro de inox da Tramontina estão entre os itens mais vendidos do Amazon Prime Day 2020.

Continua depois da publicidade

Casa e ferramentas

Compõem a lista de produtos mais vendidos a Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente; o produto multiuso WD-40 Spray; a Piscina 1.000 Litros Mor; e a Parafusadeira/Furadeira com 50 Acessórios e Maleta da marca Black+Decker.

Bens de Consumo

Os bens de consumo com maior sucesso no Amazon Prime Day refletem diferentes necessidades que surgiram com a pandemia. O detergente em pó para máquina lava-louças da Finish Advanced e o desinfetante da Lysoform servem para cuidar da casa. Já o creme preventivo de assaduras da Desitin e as toalhas umedecidas da Cuidado & Carinho são para a higiene dos filhos.

Dispositivos Amazon

Os produtos mais vendidos foram os assistentes inteligentes Echo Dot 3ª Geração e Echo Show 5. Completa a lista o leitor de livros digitais Kindle Paperwhite.

Continua depois da publicidade

Entretenimento e esportes

Jogos de PlayStation 4 não poderiam faltar: o mais vendido foi The Last of Us Part II. Mas outras grandes compras dentro de entretenimento refletem a necessidade de se afastar das telas eletrônicas, como os quebra-cabeças Vamos Viajar? e 1000 peças. Em esportes, destaque para o tapete de yoga em EVA da Muvin.

Livros

As obras mais buscadas na temporada de descontos foram “Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso”; “Nassim Nicholas Taleb – Kit exclusivo Amazon”; e “O poder da ação.”

Papelaria e Eletrônicos

Nos eletrônicos, dominaram a Smart TV Monitor 24″ LED LG; a câmera de segurança Intelbras Wi-Fi; e o smartphone Positivo Q20. Em papelaria, a campeã foi a caneta marca texto da Faber-Castell.

Continua depois da publicidade

Moda

As máscaras back off, da Lupo, foram um destaque de venda. Os outros produtos adquiridos na categoria de moda também refletem a mudança de hábitos. Com as medidas de isolamento mantendo as pessoas dentro de casa por mais tempo, cuecas boxer da Mash, chinelos da série Simpsons, fabricados pela Havaianas e o kit com bermudas da Polo Marine também estiveram entre os itens mais vendidos.

Histórico do Amazon Prime Day

O Prime chegou ao país em setembro do ano passado, trocando uma mensalidade de R$ 9,90 por frete grátis, entrega em um dia útil e acesso a filmes e séries, músicas, livros e jogos. No mundo todo, o Amazon Prime conta com mais de 150 milhões de assinantes.

Já o Amazon Prime Day 2020 foi introduzido em 2015 para impulsionar as vendas durante o verão no Hemisfério Norte. Normalmente ocorre em julho, mas foi adiado para 13 de outubro neste ano por conta da pandemia.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.