Publicidade
(Bloomberg) — Enquanto o escrutínio político continua a se intensificar no amplamente popular aplicativo de vídeos curtos TikTok nos EUA e no mundo, outro app da mesma empresa chinesa, ByteDance Ltd., está se tornando viral. Enquanto o app viraliza nos EUA, aqui está o que você precisa saber sobre ele:
O que é o Lemon8?
Promovendo-se como uma “plataforma de compartilhamento de conteúdo com uma comunidade jovem”, o aplicativo permite que os usuários façam postagens mais longas, semelhantes a blogs, sobre tópicos como moda, fitness, viagens e culinária, acompanhados de fotos e vídeos relevantes. Os usuários também podem acessar um feed personalizado de postagens com base no que gostam e em outros criadores que seguem.
Ao contrário do TikTok, que apresenta uma rolagem contínua de vídeos curtos, o aplicativo é mais parecido com uma mistura de Instagram e Pinterest. Seus downloads aumentaram nos EUA, com o aplicativo ultrapassando o Pinterest, o serviço de encontros Tinder e a plataforma imobiliária Zillow para se tornar o aplicativo de estilo de vida mais baixado pelos usuários do iPhone.
Continua depois da publicidade
Quem é o dono e qual é a relação dele com o TikTok?
As informações sobre o aplicativo são obscuras, embora registros regulatórios e vários relatórios da mídia sugiram que ele pertence à ByteDance, com sede em Pequim. A App Store, da Apple, lista a Heliophilia Pte, com sede em Cingapura, como proprietária da Lemon8. O registro da empresa de Cingapura mostra que a Heliophilia está localizada no mesmo endereço da sede local da TikTok e lista Zhou Qin, um cidadão de Cingapura, como seu diretor.
A Reuters informou no ano passado que o aplicativo é supervisionado por Alex Zhu, vice-presidente sênior de produto e estratégia da ByteDance e ex-CEO da TikTok. Lemon8 e ByteDance não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Qual é o problema do aplicativo?
Os laços da Lemon8 com a ByteDance podem expô-la a um escrutínio semelhante enfrentado pelo TikTok, que foi barrado de dispositivos governamentais em todo o mundo por temores de segurança de dados, e cujo CEO, Shou Chew, acabou de passar por uma audiência contundente no Congresso nos EUA. O impulso publicitário pode resultar em parte da preocupação de que os EUA possam forçar a ByteDance a se desfazer do aplicativo ou até mesmo impor uma proibição total.
Continua depois da publicidade
Há quanto tempo o Lemon8 existe?
Apesar de seus links com o TikTok, Lemon8 tem mais semelhanças com Xiaohongshu, traduzido literalmente como Little Red Book. O aplicativo chinês, que se autodenomina RED – e enfatiza que seu nome não tem relação com o livro seminal de citações de Mao Zedong – foi fundado em 2013 como uma comunidade online que recomendava sites de comércio eletrônico no exterior para usuários na China.
Mais tarde, entrou no comércio eletrônico e evoluiu para uma plataforma de mídia social onde os usuários compartilham seus momentos da vida diária por meio de vídeos e fotos sobre tópicos como cuidados com a pele, alimentação e viagens. É muito popular entre as mulheres jovens. O próprio Lemon8 foi lançado no Japão em abril de 2020, de acordo com o New York Times. Ele superou cinco milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo no ano passado e foi lançado em vários territórios, incluindo Cingapura e Indonésia, informou o jornal.
Por que Lemon8 está ganhando popularidade nos EUA?
A ascensão do aplicativo pode ter a ver com um esforço da ByteDance para promovê-lo em mercados como os EUA e o Reino Unido. O Business Insider informou que a empresa tem pago criadores no Reino Unido para postar no Lemon8, enquanto o New York Times descreveu de forma semelhante seu esforço para atrair influenciadores americanos. É muito cedo para julgar se seu impulso se traduzirá em popularidade sustentada. Além do TikTok, aplicativos de propriedade chinesa como Shein e Temu, da gigante do comércio eletrônico PDD Holdings Inc., ganharam usuários nos EUA, ajudados por preços e promoções ultrabaixos.
Continua depois da publicidade
© 2023 Bloomberg LP
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.