O que consumidor vai comprar na Black Friday 2023?

Pesquisa realizada pelo Mercado Livre, na própria base de clientes, mostra mais disposição por compras de eletrodomésticos

Maria Luiza Dourado

Publicidade

Os consumidores estão mais propensos a comprar na Black Friday de 2023, e a categoria mais desejada é a de eletrodomésticos. É o que revela pesquisa de consumo sobre o evento promocional do varejo deste ano, apresentada pelo Mercado Livre, nesta quarta-feira (18).

O levantamento contou com as respostas de 7.800 clientes do Mercado Livre e do Mercado Pago — as entrevistas foram realizadas de 18 a 22 de setembro.

Os principais resultados da pesquisa são:

Continua depois da publicidade

“Esperamos uma Black Friday mais positiva, com resultados melhores em comparação com os últimos anos”, disse Julia Rueff, vice-presidente de marketplace do Mercado Livre Brasil. Para atingir o resultado, a estratégia do e-commerce foi um investimento pesado em divulgação e promoção – os descontos vão chegar a 70%. Sem abrir números, a empresa afirmou que aumentou o investimento de mídia em 50% neste ano.

Otimismo

Mercado Livre e Mercado Pago esperam que a edição 2023 da Black Friday seja a “maior da história”.

“A gente vem trabalhando para a Black Friday de 2023 ser a maior da história do Mercado Pago, com dois grandes focos. Por um lado, daremos uma série de vantagens do banco digital, para pessoa física e pessoa jurídica”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. Ele afirma que uma série de soluções serão oferecidas para pequenas e médias empresas para aproveitarem o período, como facilitar o acesso a crédito, algo que só havia antes para grandes varejistas.

Continua depois da publicidade

Já a vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff, disse que a Black Friday deste ano está muito mais organizada e planejada do que nos anos anteriores, com o objetivo de atender a expectativa dos clientes e vendedores.

Apesar de dizer que o contexto é desafiador para o varejo, Rueff diz esperar uma Black Friday mais positiva para o mercado, com resultados melhores do que os de 2022. “Enxergamos um contexto desafiador para o e-commerce. Por outro lado, enxergamos uma retomada do consumo, principalmente quando olhamos para os indicadores de redução de inflação, desemprego e taxa de juros”, completa.

Estratégia contra a ‘Black Fraude’

A prática por parte de lojistas de aumentar o preço de um produto e, no dia da Black Friday, diminui-lo, dando a impressão de um suposto grande desconto ao consumidor, é uma fraude comum na data.

Continua depois da publicidade

Segundo Julia Rueff, a prática vem diminuindo na plataforma do Mercado Livre, que aplica punição de visibilidade deste tipo de anúncio a vendedores que fraudam os descontos. “Temos regras internas de credibilidade e acompanhamos o preço por um longo período para saber se aquilo é um desconto de fato ou não. Distribuímos selos de “Black Friday oficial” aos comerciantes em que identificamos descontos e damos muito mais visibilidade a quem tem esse selo. Então a punição para quem frauda é perder visibilidade. Ou a oferta é verdadeira ou ela não vai aparecer”, afirmou.

Os consumidores também estão mais atentos a descontos falsos. Segundo estudo de intenção de consumo da fintech especializada em cashback Méliuz, quase 40% dos 1.013 entrevistados (39,2%) declararam que fazem cotações de itens de forma antecipada antes de comprá-los.

“Percebemos um consumidor com um ‘pé atrás’ e que quer garantir o melhor negócio para evitar a ‘Black Fraude’. Apenas 3% das pessoas começam a pesquisar os preços no dia da Black Friday”, disse Gabriel Loures, diretor de novos negócios da Méliuz, ao InfoMoney.

Continua depois da publicidade

A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e é uma das principais datas para o varejo e comércio eletrônico.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.