Novo Sentra vem mais moderno, esportivo e seguro; confira nossas impressões

O InfoMoney testou o Sentra 2017 e conferiu a nova geração do carro de perto

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A Nissan lançou, recentemente, a geração 2017 do Sentra, sedã médio da montadora, que foi o terceiro mais vendido na categoria no ano passado e segue na posição no acumulado do ano até maio, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O carro veio com mudanças tanto em seu visual interno e externo, quanto em sua mecânica.

Na parte de fora, as diferenças mais marcantes ficaram com a mudança da grande, que agora conta com a assinatura V-Motion, característica da montadora japonesa e capô com vincos pronunciados. De modo geral, todas as mudanças no carro fazem com que ele perca o ar mais antigo e venha mais esportivo, tendência que vem sendo implementada nos últimos lançamentos por todos os seus concorrentes diretos também. “A intenção no novo design do carro foi dar um ar mais imponente para ele, com mais modernidade e esportividade”, afirma Juliana Fukuda, gerente de marketing da Nissan.

Na mecânica, a principal diferença fica na implementação do câmbio CVT como item de série desde a versão S do carro, que é a mais básica. O câmbio é conhecido por ajudar na economia de combustível e ainda por dar uma sensação de mais tranquilidade ao motorista. O motor é 2.0.

Continua depois da publicidade

Já em relação aos acessórios do carro, a diferença ficou no conteúdo: a versão SV, que é a intermediária, vem com rodas de aro 17 e banco elétrico. A versão SL, que é a mais completa conta com teto solar, faróis de Led e volante com inspiração esportiva. As versões SV e SL contam, também, com bancos de couro.

Os preços de linha do Sentra 2017 são: R$ 79.990 para a versão S, R$ 84.990 para a versão SV e R$ 95.990 para a versão SL. A intenção da montadora é que o carro encerre o ano dentro do top 3 da categoria, aponta a gerente. “Ao invés de ganhar volume de vendas, o trabalho é fortalecer a marca e isso inclui mais investimentos em mídia e melhorar todos os produtos”, comenta. Vale lembrar que ainda nesse ano a Nissan deve lançar sua nova SUV no mercado brasileiro.

Avaliação e impressões
O InfoMoney dirigiu o novo Sentra SL por uma semana e a impressão que ficou é que é um ótimo carro para quem busca conforto e segurança no cotidiano. O sistema de segurança do carro é realmente eficiente e ajuda o motorista a evitar situações de perigo. Chamado de Safety Shield, na versão completa o sistema conta com três níveis: proteção em caso de acidente, reação do carro em um acidente e monitoramento.

Continua depois da publicidade

Entre os vários itens, chama atenção o monitoramento de colisão frontal e lateral na versão mais completa do carro, que faz com que o veículo soe um alarme caso o motorista esteja próximo a uma colisão de frente ou nos pontos cegos do carro. Em momentos de distração, o sistema realmente faz diferença. Fez falta um sensor de estacionamento dianteiro ao motorista.

Já a central multimídia é bastante intuitiva e simples de ser utilizada. Com cinco minutos de uso, o motorista já consegue usar todas as funções básicas do carro. Com meia hora de curiosidade já se domina completamente tudo que ele pode oferecer. Em relação aos acessórios internos, os únicos pecados ficam com a regulagem do volante, que não é tão prática, e com o botão de travamento das portas, que não tem iluminação noturna.

O painel do carro é elegante e faz com que ele não passe a impressão, para o motorista, de que está dirigindo um carro de “tiozão”. Uma mudança que poderia ser implementada é a introdução velocímetro digital. O sistema de som Bose da versão SL é um show à parte que realmente agrada. Além disso, o capô estilizado também passa a impressão ao motorista de estar dirigindo um esportivo.

Continua depois da publicidade

Na cidade, a suspensão macia faz com que não seja um martírio passar pelos buracos de muitas vias, mesmo para quem senta no banco de trás. Já na estrada, o motor deixa a desejar em arrancadas para ultrapassagens. O carro grita demais nesses casos e demora a responder. Em trechos de serra, no entanto, ele traz bastante estabilidade e segurança ao motorista.

O veículo também não peca em seu espaço interno, bastante generoso com seus cinco passageiros, nenhum deles passa aperto dentro dele. Também é um benefício o enorme porta-malas de 503 litros que faz com que qualquer família possa viajar nele sem se preocupar com a bagagem.

Resumo
O novo Sentra é um ótimo carro. Evoluiu bastante em relação ao seu modelo 2016, o que faz com que o aumento no seu preço seja completamente justificável. Peca em alguns erros pequenos, mas, para quem deseja um carro sem muitas surpresas, é uma ótima pedida. Certamente vale a compra.

Continua depois da publicidade

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Continua depois da publicidade

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.