Nova patente da Apple sugere uma câmera revolucionária no próximo iPhone

A patente indica uma "câmera telefoto", normalmente utilizada para fotografar objetos muito distantes

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos problemas que encontramos em todo o celular com câmera, seja ele o mais simples possível ou um iPhone 6 Plus, é para tirar fotos de objetos a longa distância: o zoom utilizado é o digital, que simplesmente amplia o que sua câmera vê e, assim, acaba com a qualidade da imagem.

A nova patente registrada a Apple, entretanto, pode resolver este problema: uma “câmera telefoto de pequeno formato”. As lentes telefoto normalmente são longas e utilizadas por fotógrafos ao fotografar objetos muito distantes ou em situações perigosas, como fotografar animais.

Em novembro, surgiram rumores de que o sucessor do iPhone 6 poderia ter um sistema de duas lentes para fotografar com a qualidade DSLR, das câmeras profissionais, conta o Business Insider. E, de fato, uma lente telefoto junto da lente da atual câmera do smartphone pode dar ao usuário duas opções de lente a serem utilizadas, dependendo da situação.

Continua depois da publicidade

Ao invés da lente telefoto, a Apple poderia utilizar as lentes de zoom, que são mais versáteis, já que podem focar tanto em objetos próximos quanto distantes. Mas, para que isso aconteça, deve existir uma distância entre a lente e o sensor da câmera, o que significa que a lente teria que ser extensa – improvável que a Apple adote.

Além de dar mais credibilidade ao rumor da câmera de duas lentes do próximo iPhone, ter uma lente telefoto por conta própria é mais viável.