Não há sobreviventes em queda de avião da Voepass, diz prefeitura de Vinhedo (SP)

61 pessoas estavam a bordo da aeronave, segundo a companhia

Equipe InfoMoney

Publicidade

A prefeitura de Vinhedo (SP) e o governo do estado de São Paulo confirmaram que não há sobreviventes na queda do avião da Voepass, antiga Passaredo. 62 pessoas estavam a bordo da aeronave.

O avião turboélice ATR-72 decolou de Cascavel (PR) às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em estado regular.

A aeronave turboélice ATR-72 decolou de Cascavel (PR) às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea.

Continua depois da publicidade

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar foram mobilizadas para os resgates. O avião caiu em um condomínio no bairro Capela. Segundo Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, a aeronave caiu perto de uma casa, mas nenhuma pessoa ficou ferida em solo. O local do acidente fica próximo à rodovia Miguel Melhado (SP-324). A PM afirma que recebeu o chamado da ocorrência às 13h28.

De acordo com a plataforma de monitoramento de voos Flight Radar, a aeronave fez uma curva brusca às 13h21 e caiu cerca de 4 mil metros até 13h22.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi fabricada em 2010 e estava em estado regular. A agência afirmou que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.

Continua depois da publicidade

O governo paulista anunciou a criação de um gabinete de crise em Vinhedo para o suporte das equipes mobilizadas no acidente. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil estão no município. O gabinete de crise do Ministério de Portos e Aeroportos, a Anac, o governo do Paraná e profissionais de assistência social também fazem parte do grupo.

A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, já estão a caminho do local do acidente.

A Polícia Federal afirmou que também já abriu investigação para apurar as causas e responsabilidades do acidente. “Serão enviados ao local especialistas em segurança de voo, acidentes aéreos e identificação de vítimas para auxiliar nas apurações”, diz a PF em nota.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do aeroporto de Viracopos, os pilotos que conduziam o avião não solicitaram apoio de emergência ao terminal, o mais próximo do local do acidente e localizado na região de Campinas (SP).

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Junior (PSD), do Paraná, anunciaram que estão a caminho de Vinhedo. Durante evento em Santa Catarina, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas.

Confira a nota da Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

Continua depois da publicidade

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Confira a nota do Ministério de Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.

O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Confira a nota do aeroporto de Cascavel

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).

Confira a nota da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.