Mudar hábitos é fundamental para salário durar até o fim do mês

Especialista Ricardo Rocha explica como, na prática, mudar hábitos que fazem o dinheiro acabar antes do dia 30

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Fazer o salário durar até o final do mês é um desafio para várias pessoas. Mas, de acordo com Ricardo Humberto Rocha, autor do livro Como esticar seu dinheiro, independentemente do valor recebido no mês, é possível fazê-lo durar por 30 dias. O fundamental é mudar os hábitos.

“Cortar pequenos gastos é fundamental. Sei que nos cercamos de coisas boas, como TV por assinatura, telefone celular, academia etc. Mas são serviços que muitas vezes pagamos bem mais do que usamos. Portanto, vale a pena sempre rever esses gastos e pechinchar. Três reais economizados por dia são quase R$ 1.200 no final do ano, o que faz uma grande diferença no orçamento de uma pessoa”, explica.

E completa: “as pessoas precisam entender a importância de poupar, o quanto isso pode melhorar a vida delas. Não importa se a quantia é baixa. Ter dinheiro guardado ajuda a alcançar objetivos e ter tranquilidade”. 

Hábitos
Rocha diz saber que é difícil que as pessoas mudem seus hábitos de consumo, porém, garante que, com perseverança, é bastante possível. 

“As pessoas precisam, antes de tudo, saber onde estão gastando dinheiro. Tem muita gente que se parar para analisar os gastos vai se surpreender. E tem que começar aos poucos. Quem gasta todo o salário de um dia para o outro não vai conseguir poupar 30% do salário, mas pode conseguir guardar um pouco”, garante. 

Segundo o autor, vale o desafio: “compre um cofre e estabeleça uma meta, por exemplo, guardar R$ 5 por dia. Faça isso e apenas defina com que gastar quando souber quanto sobrará, ao invés de só pensar em poupar se sobrar dinheiro”, finaliza.