Publicidade
Queixas de torcedores impedidos de entrar com garrafas de água no Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar a partida entre Vasco e Nova Iguaçu, no último domingo (17), foram parar na Secretaria Nacional do Consumidor, órgão que integra o Ministério da Justiça. A Senacom notificou a administração do estádio e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro devido aos relatos da proibição sobre o uso de água.
O jogo do Campeonato Carioca foi realizado às 16h, quando a sensação térmica na cidade passou de 60°C, reflexo da onda de calor que atinge diferentes regiões do Brasil.
No portal do Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional do Consumidor destaca que a Portaria Nº 35, de 2023, estabelece a permissão para entrada de garrafas com água em shows, festivais e quaisquer eventos especialmente expostos ao calor.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a organização do evento não pode negar acesso à água aos consumidores, sobretudo, no horário em que a temperatura estiver elevada. “Notificamos a administração do Maracanã sobre a água e a Federação Carioca sobre o horário do jogo “, antecipou o secretário.
Esclarecimentos
A administração do Maracanã e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro têm até 48 horas para esclarecer se está sendo informado de forma clara e ostensiva aos torcedores (consumidores) quais recipientes podem ser utilizados dentro do estádio para sua hidratação, se está sendo autorizado que entrem no estádio portando garrafas de água e se estão sendo disponibilizados bebedouros ou distribuição de embalagens com água adequada para consumo ou oferta de “ilhas de hidratação” com fácil acesso a todos os presentes.
Além disso, as partes deverão informar os horários das partidas da final do Campeonato Carioca de Futebol de 2024 e o motivo para a partida entre Vasco da Gama e Nova Iguaçu ter ocorrido às 16h do último domingo – período de intenso calor – sendo que as outras disputas aconteceram às 21h (dois jogos entre Flamengo e Fluminense) e 18h30 (primeira partida entre o Vasco da Gama e Nova Iguaçu, na semana anterior).
Continua depois da publicidade
Morte de fã da Taylor Swift por desidratação
Em 2023, Ana Clara Benevides Machado morreu durante show da cantora americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, por complicações relacionadas à desidratação. A jovem, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória após enfrentar temperaturas acima dos 40°C.
A tragédia levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senacon, a publicar a portaria 25, que passou a autorizar a entrada do público com água e garrafas de uso pessoal em grandes eventos, sobretudo em dias de calor excessivo como foi o do último domingo, quanto a sensação térmica chegou a 62,3°C.
A partir desta publicação, ficou estabelecido que as empresas responsáveis pela produção de eventos devem garantir a instalação de “pontos de hidratação” de fácil acesso, independentemente da comercialização de água no local.