McLaren sofre com vitória de Verstappen no Catar

Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Catar neste domingo, quando McLaren e Ferrari levaram o duelo pelo título de construtores para a última corrida da temporada

Reuters

O piloto tetracampeão de Fórmula 1, Max Verstappen. Foto: Evelyn Hockstein/Reuters
O piloto tetracampeão de Fórmula 1, Max Verstappen. Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

Publicidade

DOHA (Reuters) – Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Catar neste domingo, quando McLaren e Ferrari levaram o duelo pelo título de construtores da Fórmula 1 para a última corrida da temporada, em Abu Dhabi, no próximo fim de semana.

A vitória foi a nona do tetracampeão mundial na temporada e a segunda consecutiva no Catar.

Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em segundo lugar, 6,031 segundos atrás do piloto holandês, com Oscar Piastri, da McLaren, em terceiro, em uma corrida marcada por acidentes e períodos de safety car.

A liderança da McLaren foi reduzida para 21 pontos, faltando 44 para a vitória, e a Red Bull, atual campeã, está matematicamente fora da disputa.

“O carma é uma coisa maravilhosa. Você definitivamente não dirigiu desnecessariamente devagar hoje. Ótimo trabalho”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner, pelo rádio da equipe, depois que Verstappen recebeu a bandeira quadriculada.

Os comissários da corrida haviam tirado o campeão da pole position no sábado por dirigir muito devagar, com George Russell, da Mercedes, largando na primeira posição, mas terminando em quarto.

Continua depois da publicidade

A McLaren parecia que poderia conquistar o título depois de uma dobradinha no sprint de sábado, mas tudo deu errado quando Lando Norris recebeu uma penalidade pesada de 10 segundos por não ter diminuído a velocidade devido às bandeiras amarelas.

Isso tirou o britânico do segundo lugar nos pontos, mas ele lutou para chegar ao 10º lugar com a volta mais rápida.

Carlos Sainz, da Ferrari, também foi prejudicado por um furo e terminou em sexto, com Pierre Gasly, da Alpine, em um impressionante quinto lugar.

Continua depois da publicidade

Fernando Alonso foi o sétimo para a Aston Martin e o chinês Zhou Guanyu marcou os primeiros pontos da Sauber na temporada com o oitavo lugar. Kevin Magnussen, da Haas, ficou em nono.