Mais de 900 mil clientes seguem sem luz em SP; Enel não tem previsão de retomada

Na região metropolitana de São Paulo, há moradores que estão há cerca de 40 horas sem energia elétrica

Gilmara Santos

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Balanço divulgado neste domingo pela Enel mostra que 900 mil clientes da região metropolitana de São Paulo ainda são afetados pela falta de energia elétrica. Ou seja, quase 11% da base de clientes da distribuidora estão há cerca de 40 horas sem luz em São Paulo e não há previsão para o restabelecimento do serviço.

A falta de energia aconteceu depois de um forte temporal atingir a Grande São Paulo na noite de sexta-feira (11), com ventos de mais de 100 km/h. Na ocasião, mais de 2,1 milhões de usuários ficaram sem energia elétrica e provocou alagamentos e destruição por toda a cidade.

Por meio de nota oficial, a Enel reitera que segue trabalhando dia e noite com reforço das equipes de campo para restabelecer o serviço para todos.

“Desde a noite de sexta-feira, quando chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a área de concessão, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial. Até as 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.”

Ainda segundos a empresa, a companhia está atuando com cerca de 1,6 mil técnicos em campo e trabalhando para mobilizar no total cerca de 2,5 mil profissionais. “Esse contingente está sendo ampliado com a mobilização de equipes adicionais, além da chegada de técnicos do Rio, do Ceará e de outras distribuidoras.”

Além da capital, com cerca de 552 mil clientes impactados, os municípios mais afetados são: São Bernardo do Campo com 60,4 mil unidades, Cotia com 59 mil e Taboão da Serra com 55,5 mil.

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O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou neste sábado que criou uma sala de situação para cuidar do apagão em São Paulo e cobrou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que determine maior celeridade da distribuidora Enel, no sentido de garantir o rápido restabelecimento de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o MME, a agência claramente se mostra falha na fiscalização da distribuidora de energia, uma vez que o histórico de problemas da Enel ocorre reiteradamente em São Paulo e também em outras áreas de concessão da empresa.

“Mostrando novamente falta de compromisso com a população, a agência reguladora não deu qualquer andamento ao processo que poderia levar à caducidade da distribuidora, requerido há meses pelo Ministério, o que deve ensejar a apuração da atuação da Aneel junto aos órgãos de controle”, disse em nota.

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Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC