Publicidade
Mais acessíveis, os carros eletrificados (100% elétrico e híbridos) têm ganhado a preferência do consumidor brasileiro. O atestado de queda de preço é recente, com modelos já abaixo de R$ 120 mil, patamar que, até um ano atrás, era inimaginável.
A ABVE (associação da categoria) confirma o apetite do brasileiro por carros movidos a bateria. Em julho foram emplacados no país 7.462 veículos do tipo, um recorde de toda a série histórica que monitora a categoria, iniciada em 2012, e 138% acima das vendas registradas no mesmo mês de 2022, quando foram comercializados 3.136 veículos.
Levantamento realizado pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), a pedido do InfoMoney, mostra que 28 marcas ofertam carros eletrificados no país — das mais acessíveis como Caoa e Renault até as de luxo como Mercedes-Benz, BMW e Ferrari.
“A democratização do segmento ainda não chegou, mas a chegada de empresas como BYD e GWM no Brasil ou a JAC, com um portfólio voltado para eletrificados, forçou uma revisão nos preços das concorrentes”, explica Milad Kalume Neto, diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics.
O levantamento também que do total de carros eletrificados comercializados no Brasil, 15 foram lançados em 2023. Outro dado que chama a atenção é a queda de preço dos veículos do gênero: 31 dos 90 modelos da lista apresentaram redução de preço de 2022 para cá. (veja mais abaixo)
Entre os destaques, está o Caoa Chery iCar que passou a custar R$ 119.990 após redução de mais de 15% do preço, no começo de agosto. O Renault Kwid e-Tech, versão elétrica do hatch de pequeno porte, também apresentou queda de 3,1% e está custando R$ 139.990.
Continua depois da publicidade
O Tiggo 5 híbrido, também da Caoa, recebeu um corte de mais de 17% e está disponível a R$ 142.040. Outra marca chinesa, que entrou no país recentemente, já oferta preços competitivos: o BYD Dolphin é um hatch 100% elétrico que custa R$ 149.800. A GWM oferta o SUV Haval H6 por R$ 214 mil, lançamento de 2023 (todos os preços estão na tabela ao final desta reportagem).
O levantamento também aponta que, em agosto, foi a primeira vez em que o preço de um carro eletrificado ficou abaixo da média nacional, conforme dados da Jato Dynamics. “Já é possível encontrar eletrificados partindo de R$ 119.990, enquanto a média geral para automóveis ficou em R$ 131.915”, afirma Kalume Neto.
Antonio Jorge Martins, especialista no setor automotivo e coordenador da FGV, concorda que a maior competição causa uma redução de preços e traciona a popularidade do segmento, ainda muito marcado por preços elevados.
Continua depois da publicidade
A variação do dólar, segundo Martins, também impacta o segmento: a cotação fechou o primeiro semestre deste ano com queda de 9,27% frente ao real. “As fabricantes e importadoras desse segmento aproveitam as flutuações do dólar a seu favor e repassam pelo menos parte da queda para alguns veículos na tentativa de atrair clientela”, afirma.
O coordenador da FGV reforça que a demanda por elétricos ainda vai crescer consideravelmente no Brasil com a redução gradativa dos preços do produto.
O governo federal criou um programa focado em descontos para “carros populares” de até R$ 120 mil, entre junho e julho, que atendeu um público específico de renda, considerando o patamar de preço dos veículos.
Continua depois da publicidade
O próprio levantamento da KBB mostra que apenas 11 carros elétricos custam menos de R$ 200 mil, um patamar inacessível para a maioria dos brasileiros. Além disso, outros 42 modelos tiveram alta de preço.
Questão da autonomia
Além dos preços ainda altos, a baixa autonomia das baterias e a falta de infraestrutura para recarga — ainda mais em regiões distantes dos grandes centros urbanos no Brasil — seguem sendo desafios para os carros eletrificados. “O segmento está longe de ser democratizado por isso”, complementa Kalume Neto.
Todo o mercado de veículos elétricos, que inclui carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, conta com cerca de 200 modelos, segundo a ABVE. E a infraestrutura de recarga tem cerca de 3.500 pontos instalados no país (dados até junho deste ano).
Continua depois da publicidade
“Ao comprar um carro eletrificado, o consumidor deve colocar na conta: a infraestrutura perto de onde mora, qual será o uso do veículo, além do preço. Se a pessoa pensa em viajar bastante com o carro, a recomendação ainda é adquirir algum modelo híbrido porque os pontos de recarga ainda são o maior gargalo”, diz Kalume Neto.
O custo de manutenção é outra preocupação. “A expectativa é que a manutenção do eletrificado seja mais barata, por conter menos elementos mecânicos. Porém, o custo da bateria pode ser exorbitante, a depender do caso”.
Modelos e preços
Com base no levantamento de dados da KBB, o InfoMoney compilou 90 modelos eletrificados disponíveis no Brasil em 2023.
Continua depois da publicidade
A lista considera:
- apenas carros (automóveis) 0km, conforme a classificação da Fenabrave;
- modelos elétricos e híbridos (plug-in, leve, etc);
- apenas as versões de entrada dos modelos mencionados;
- apenas carros ano/modelo: 22/23, 23/23 ou 23/24;
- os preços consideram o período entre 1 de julho e 10 de agosto; ou seja, pode ser que haja variação por parte das montadoras ou importadoras;
- a coluna de variação de preço considera o preço do carro disponível no período do levantamento em 2023 contra o preço do mesmo carro disponível 0km em 2022;
- carros que não têm a variação foram lançados em 2023 ou tiveram suas versões atualizadas em 2023;
- Vale mencionar que a Volkswagen possui o SUV iD4 elétrico, porém, o modelo ainda não está disponível para compra no país, somente para o modelo de assinatura via Sign&Drive. Por isso, não está na lista.
- A base de dados da KBB conta com mais de 23 mil modelos e compila dados da Fenabrave (associação das concessionárias), Fenauto (associação do segmento de usados), importadoras independentes e fabricantes do país.
Confira lista e os valores:
Marca | Modelo | Motorização | Preço em 2023 (atual) | Variação de preço em % 23 x 22 |
CAOA CHERY | ICAR | híbrido | R$ 119.990,00 | -15,30% |
RENAULT | KWID e-tech | elétrico | R$ 139.990,00 | -3,10% |
CAOA CHERY | TIGGO 5X | híbrido | R$ 142.040,00 | -17,45% |
JAC | E-JS1 | elétrico | R$ 149.736,67 | -10,96% |
BYD | Dolphin | elétrico | R$ 149.800,00 | modelo novo |
CAOA CHERY | ARRIZO 6 | elétrico | R$ 151.905,00 | -6,06% |
HYUNDAI | KONA Híbrido | híbrido | R$ 169.990,00 | modelo novo |
TOYOTA | COROLLA | híbrido | R$ 182.450,00 | -1% |
CAOA CHERY | TIGGO 7 Pro Hybrid Max Drive | híbrido | R$ 179.990,00 | -11,10% |
HYUNDAI | IONIQ | elétrico | R$ 199.000,00 | modelo novo |
TOYOTA | COROLLA CROSS | híbrido | R$ 199.750,00 | 1,30% |
GWM | HAVAL H6 | híbrido | R$ 214.000,00 | modelo novo |
HYUNDAI | KONA elétrico | elétrico | R$ 219.990,00 | modelo novo |
FIAT | 500 | elétrico | R$ 224.990,00 | -10,40% |
KIA | NIRO | híbrido | R$ 225.525,00 | 9,01% |
RENAULT | ZOE | elétrico | R$ 235.300,00 | 4,80% |
PEUGEOT | e-208 | elétrico | R$ 235.990,00 | -12,95% |
JAC | E-SJ4 | elétrico | R$ 241.250,00 | -4,40% |
HONDA | CIVIC | híbrido | R$ 242.500,00 | modelo novo |
KIA | SPORTAGE | híbrido | R$ 246.770,00 | 8,60% |
JAC | E-J7 | elétrico | R$ 250.350,00 | -4% |
PEUGEOT | e-2008 | elétrico | R$ 259.990,00 | 0% |
SUBARU | FORESTER | híbrido | R$ 253.850,00 | 9,40% |
BYD | SONG PLUS | elétrico | R$ 259.400,00 | -5% |
BYD | YUAN PLUS | elétrico | R$ 259.750,00 | -4,80% |
CAOA CHERY | TIGGO 8 Pro Hybrid | híbrido | R$ 262.200,00 | -0,60% |
NISSAN | LEAF | elétrico | R$ 265.300,00 | -10,60% |
MINI | MINI COOPER | elétrico | R$ 281.250,00 | 3% |
LEXUS | UX | híbrido | R$ 284.090,00 | -2,02% |
AUDI | A3 SPORTBACK | híbrido | R$ 289.500,00 | 2,42% |
AUDI | A3 | híbrido | R$ 289.553,50 | 2,44% |
MINI | MINI COOPER | híbrido | R$ 299.800,00 | 1,07% |
CHEVROLET | BOLT | híbrido | R$ 301.000,00 | -5,50% |
AUDI | A4 | híbrido | R$ 310.000,00 | -2,90% |
TOYOTA | RAV-4 | híbrido | R$ 323.300,00 | 6,80% |
TOYOTA | CAMRY | híbrido | R$ 337.200,00 | 0,60% |
JEEP | COMPASS | híbrido | R$ 347.300,00 | -1,80% |
LEXUS | ES | híbrido | R$ 350.100,00 | -0,70% |
VOLVO | XC40 | híbrido | R$ 361.000,00 | -10,80% |
MERCEDES-BENZ | C 200 | híbrido | R$ 375.850,00 | 2,30% |
AUDI | A5 SPORTBACK | híbrido | R$ 379.175,00 | 5,20% |
BMW | 330E | híbrido | R$ 400.500,00 | 4,40% |
LEXUS | NX 350H | híbrido | R$ 368.390,00 | 5,70% |
BMW | X3 | híbrido | R$ 410.800,00 | -3,51% |
MERCEDES-BENZ | C 300 | híbrido | R$ 411.850,00 | -0,01% |
VOLVO | XC60 | híbrido | R$ 424.942,86 | 1,30% |
VOLVO | C40 | híbrido | R$ 425.500,00 | 0,30% |
LAND ROVER | DISCOVERY SPORT | híbrido | R$ 433.277,00 | 15,60% |
BMW | 530e | híbrido | R$ 459.351,67 | 0,70% |
AUDI | Q5 Hybrid | híbrido | R$ 478.000,00 | 1,50% |
MERCEDES-BENZ | EQA 250 | elétrico | R$ 480.800,00 | modelo novo |
BMW | IX3 | elétrico | R$ 500.950,00 | 4,20% |
BMW | I4 eDrive35 M Sport | elétrico | R$ 432.950,00 | modelo novo |
MERCEDES-BENZ | EQB | elétrico | R$ 502.900,00 | 0% |
BYD | TAN EV | elétrico | R$ 529.890,00 | 10,60% |
BYD | HAN EV | elétrico | R$ 539.990,00 | -0,70% |
VOLVO | XC90 | híbrido | R$ 547.500,00 | 3,60% |
LEXUS | RX 500H | híbrido | R$ 555.000,00 | modelo novo |
AUDI | Q7 | híbrido | R$ 601.500,00 | 2,70% |
JAGUAR | F-PACE | híbrido | R$ 614.000,00 | modelo novo |
LAND ROVER | RANGE ROVER VELAR | híbrido | R$ 654.966,67 | 1,50% |
LAND ROVER | DEFENDER 90 | híbrido | R$ 685.290,00 | -4,40% |
AUDI | E-TRON | elétrico | R$ 688.945,40 | 1,14% |
BMW | X5 | elétrico | R$ 689.800,00 | 8,30% |
JAGUAR | I-PACE | híbrido | R$ 693.500,00 | 5,04% |
BMW | iX | elétrico | R$ 699.950,00 | -5,90% |
MERCEDES-BENZ | EQC | elétrico | R$ 693.900,00 | 2,60% |
AUDI | Q8 | híbrido | R$ 701.500,00 | 5,06% |
MERCEDES-BENZ | EQE Sedã | elétrico | R$ 707.900,00 | -1,30% |
TESLA | MODEL S | elétrico | R$ 735.500,00 | -57% |
PORSCHE | TAYCAN | elétrico | R$ 796.364,29 | -1% |
TESLA | MODEL Y | elétrico | R$ 812.300,00 | 3,10% |
MASERATI | GHIBLI | elétrico | R$ 814.250,00 | modelo novo |
PORSCHE | CAYENNE | híbrido | R$ 818.466,67 | 4,80% |
PORSCHE | PANAMERA | híbrido | R$ 824.860,00 | 6% |
MERCEDES-BENZ | GLE 53 | híbrido | R$ 884.800,00 | 6,60% |
AUDI | E-TRON GT | elétrico | R$ 884.800,00 | -16,00% |
MASERATI | LEVANTE | híbrido | R$ 962.400,00 | 0,30% |
LAND ROVER | RANGE ROVER SPORT | híbrido | R$ 982.780,00 | 43% |
LAND ROVER | RANGE ROVER PHEV | híbrido | R$ 985.750,00 | modelo novo |
RIVIAN | R1S | elétrico | R$ 1.082.000,00 | modelo novo |
TESLA* | MODEL X | elétrico | R$ 1.170.500,00 | -15,60% |
MERCEDES-BENZ | GLE 63 Coupé | híbrido | R$ 1.251.900,00 | importação |
AUDI | RS Q8 | híbrido | R$ 1.269.500,00 | 11,30% |
MERCEDES-BENZ | GLS 450 | R$ 979.900,00 | 3,90% | |
MERCEDES-BENZ | MERCEDES-BENZ | GLS 450 | R$ 1.108.850,00 | modelo novo |
MCLAREN | ARTURA | híbrido | R$ 3.080.000,00 | modelo novo |
FERRARI | 296 | híbrido | R$ 4.399.450,00 | 1,30% |
FERRARI | SF90 | híbrido | R$ 8.003.600,00 | 3,90% |
Bentley | FLYING SPUR | híbrido | R$ 3.150.000,00 | importação |
*A Tesla tem uma variação de valores porque não possui representação oficial no Brasil. Todo modelo é importado por empresas independentes e os custos flutuam conforme o dólar.
You must be logged in to post a comment.