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A maior parte das instituições financeiras afetadas pela pane cibernética global desta sexta-feira (19) já normalizou seus serviços, disse, em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Segundo a entidade, alguns sistemas de bancos brasileiros foram atingidos “em diferentes escalas” pela falha ocasionada pela provedora de segurança digital CrowdStrike, “mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”.
“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, afirmou a Febraban.
O apagão foi registrado inicialmente em países da Europa, Ásia, África e Oceania, e logo se espalhou também para os Estados Unidos, e logo chegou ao Brasil.
Os primeiros relatos de problemas surgiram pouco depois das 8h, com o site DownDetector reportando problemas de acesso a serviços dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. Segundo o Bradesco, suas plataformas digitais não estão disponíveis nesta sexta devido ao apagão. Já o Banco do Brasil informa que “seus canais de atendimento funcionam normalmente”.