Publicidade
SÃO PAULO – O Magazine Luiza (MGLU3) é a varejista mais admirada pelos consumidores em duas das 17 categorias avaliadas na edição de 2020 do ranking Ibevar-Fia. A companhia também foi considerada por equipes e colaboradores do setor do varejo mais admirada para se trabalhar.
O ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) elege as empresas mais representativas no varejo brasileiro em 17 segmentos.
“Nos adaptamos bem à realidade de 2020, com pilares sólidos e soluções para as necessidades deste momento. Seguimos em frente com nosso grande propósito de digitalizar o Brasil, com foco em pequenas e médias empresas que ainda estão fora do universo online”, disse Júlio Trajano, diretor executivo do e-commerce do Magalu, durante o evento de divulgação dos resultados.
No segmento de beleza e cuidados pessoais, a empresa mais admirada foi O Boticário; já no setor de esportes, a liderança ficou com a Centauro. Entre os super e hipermercados, a marca mais admirada pelos consumidores foi o Carrefour. No setor atacadista, a preferência ficou com o Assaí.
“Neste cenário desafiador de consumo, o Assaí tem reforçado seu papel na sociedade, de levar preço baixo, de continuar investindo e abrindo lojas, contribuindo com a economia e a geração empregos”, afirmou Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.
As marcas mais admiradas do varejo, segundo o ranking Ibevar-Fia:
Setor | Empresa mais admirada |
Moda | Riachuelo |
Esportes | Centauro |
Farmácia | Pague Menos |
Lojas de departamentos | Lojas Americanas |
Beleza e cuidados pessoais | O Boticário |
Alimentos | Cacau Show |
Eletroeletrônicos | Magazine Luiza |
Comércio eletrônico | Magazine Luiza |
Material de construção | Leroy Merlin |
Livraria | Saraiva |
Brinquedos | Ri Happy |
Pets | Petlove |
Fast food | McDonald’s |
Especialidades | Vivara |
Artigos para lar e escritório | Tok&Stok |
Super e hipermercados | Carrefour |
Atacado | Assaí Atacadista |
Para definir as empresas mais admiradas, o levantamento segue dois modelos de processamento de dados. Inicialmente, foram coletadas, através de tecnologia de mineração de dados (Data Mining), mais de um milhão de mensagens sobre as empresas nas redes sociais, a partir de opiniões, em textos ou vídeos, postadas livremente por consumidores.
Continua depois da publicidade
Após o mapeamento e a seleção das informações, são aplicados critérios de análise semântica e linguística, por meio da tecnologia de Programação de Linguagem Natural, que busca examinar a opinião dos consumidores e definir padrões. Com essa metodologia é dada uma nota para as empresas.
“Temos uma concorrência muito acirrada no varejo. O objetivo do Ranking IBEVAR-FIA é, justamente, mostrar quais são essas empresas e a posição que elas ocupam no mercado, de maneira a indicar benchmarks e colaborar com o desenvolvimento do setor”, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.
A edição deste ano trouxe também um ranking com as empresas mais admiradas para se trabalhar, com base nas impressões de equipes e colaboradores do varejo. As grandes vencedoras nessa categoria foram o Magazine Luiza, O Boticário e a Leroy Merlin.