Publicidade
A Lenovo Group Ltd. pretende desafiar a Xiaomi Corp. no maior mercado de smartphone do mundo concentrando-se mais nas vendas on-line, pois a demanda dos compradores pela internet garantiu um retorno de sucesso de sua marca Motorola à China.
“Vamos de frente” contra a Xiaomi, disse Liu Jun, presidente do grupo de negócios móveis da Lenovo, em entrevista no Mobile World Congress em Barcelona. “Eles têm a vantagem de terem feito um excelente trabalho no mercado on-line. Mas as vantagens da Lenovo são hardware, cadeia de distribuição e inovação”.
O relançamento da Motorola depois de dois anos de ausência foi “muito bem-sucedido”, disse Liu. O início das vendas, um pouco antes da principal temporada de férias da China, elevou a empresa ao segundo lugar em aparelhos portáteis que custam mais de 3.000 yuans (US$ 480) na loja virtual JD.com, disse ele.
Continua depois da publicidade
A Lenovo comprou a Motorola Mobility do Google Inc. por US$ 2,9 bilhões em outubro, o que lhe conferiu uma marca internacional estabelecida e um contrato de licenciamento de tecnologia com o Google para ajudar a impulsionar as vendas de smartphones. A aquisição catapultou a Lenovo ao terceiro lugar em remessas internacionais de smartphones, o que ajuda a empresa a concorrer nos mercados interno e externo com outras fabricantes de smartphone com sede na China, como a Xiaomi e a Huawei Technologies Co.
Estoque esgotado
A versão mais acessível do telefone Moto X se esgotou no primeiro dia após ter sido colocada à venda on-line, disse Liu. No país, as operadoras estão sendo cada vez mais substituídas como canais de venda pelas lojas e, principalmente, pelas vendas pela internet, disse Liu. Mesmo assim, a Lenovo está tentando fazer acordos para vender os aparelhos Motorola através dos pontos de venda de operadoras da Europa.
A aquisição da Motorola ajudou a Lenovo a dar um impulso de 78 por cento às remessas internacionais de smartphones no quarto trimestre, para 24,7 milhões de unidades, disse a IDC no dia 29 de janeiro. Sua participação no mercado cresceu para 6,6 por cento, frente a 4,8 por cento no ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisa. Em termos de remessas, a Lenovo só ficou atrás da Samsung Electronics Co. e da Apple Inc., ao passo que a Huawei e a Xiaomi ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, conforme a IDC.
Continua depois da publicidade
Em abril, a empresa pretende começar na China a ShenQi, uma nova marca on-line de smartphones e outros aparelhos com conectividade web. A ShenQi ainda está em busca de mais investidores, disse Liu. Ele não quis fazer uma projeção de vendas através da plataforma.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.