Latam anuncia mudança importante em seu programa de fidelidade

As novas regas começam a valer no primeiro semestre de 2017

Júlia Miozzo

Lan e Tam formaram a Latam
Lan e Tam formaram a Latam

Publicidade

SÃO PAULO – A Latam anunciou nesta terça-feira (6) mudanças importantes no seu programa de fidelidade, o Latam Fidelidade. As mudanças começam a valer no primeiro semestre de 2017 e alteram o acúmulo de pontos para upgrade de categoria e também para pontos Multiplus.

No caso da pontuação Multiplus, o acúmulo ficou mais fácil para voos domésticos: a base para cálculo continua sendo o valor pago pela tarifa, mas agora a pontuação acumulada depende do índice multiplicador da categoria do cliente, que pode variar entre 2,5 e 8.

Por exemplo, para um cliente da categoria Platinum esse índice é de 6; um trecho São Paulo/Congonhas para Rio de Janeiro/Santos Dumond de R$ 300 totalizaria 1,8 mil pontos Multiplus.

Para voos internacionais, a pontuação Multiplus sofreu mudança similar: aqui, a base para cálculo é o valor da passagem pago em dólar. A conversão para pontos é feita por cada dólar pago na passagem multiplicado por um índice também específico para cada categoria – e, aqui, maior do que os utilizados em voos domésticos

Confira, na tabela abaixo, qual é o índice multiplicador para cada categoria em voos domésticos e internacionais:

Acúmulo de pontos Multiplus em voos domésticos
Categoria Índice multiplicador
Latam 2,5
Gold 4
Platinum 6
Black 7
Black Signature 8
Acúmulo de pontos Multiplus em voos internacionais 
Categoria Índice multiplicador
Latam 5
Gold 8
Platinum 10
Black 11
Black Signature 12

Outra mudança diz respeito aos pontos Elite, os que qualificam o cliente a fazer upgrade de categoria no programa. A partir de janeiro de 2017, o índice multiplicador de cada tipo de tarifa vai sofrer mudanças.

Continua depois da publicidade

Em comunicado, a Latam explicou: “Os associados do LATAM Fidelidade se classificarão para as categorias do programa somando Pontos Elite. O upgrade ocorre durante o ano, assim que o cliente atingir o mínimo de pontos Elite ou trechos voados necessários para se qualificar para cada uma das categorias Elite. Já o processo de manutenção e downgrade de categoria continua acontecendo no mês de março, considerando o ano anterior, sem nenhuma alteração com relação ao processo atual”.

Confira, abaixo, quais serão os novos índices para pontos Elite:

Acúmulo de pontos Elite
Perfil de tarifa Índice multiplicador doméstico  Índice multiplicador internacional 
Megapromo  25%
Básico/Base 75% 75%
Flex/Access 125% 125%
Top/Control  150% 150%
Relax 150%
Premium Economy Flex e Access  150%
Premium Business Access 200%
Premium Business Flex  300%