Publicidade
SÃO PAULO – O Aventador, carro-chefe da Lamborghini, chama atenção não importa onde esteja – talvez seja o design angular ou o rosnado do seu motor V12 que atraiam os olhares. Agora, a montadora italiana vai ter mais um motivo para parar o trânsito: o Aventador LP 750-4 SuperVeloce.
O carro foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Genebra, que começou nesta quinta-feira (5) e vai até o dia 15 de março. O modelo é a versão mais hardcore do tradicional carro: além da redução de em quase 50 kg (no total, são 1.525 kg) e o aumento da potência, o carro recebeu um novo sistema de exaustão, um aerofólio traseiro com três ajustes diferentes, nova grade frontal, suspensão adaptativa e direção elétrica dinâmica.
Segundo o presidente e CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, o SuperVeloce está focado simplesmente na velocidade, sem qualquer das frescuras desnecessárias dos outros veículos da marca. Por isso, o coração do SV é uma reconfiguração do tradicional motor 6.5 V12, que naturalmente aspirado passa a entregar 750 cavalos de potência – 50cv a mais que o anterior.
Junto com uma transmissão de sete velocidades e tração integral, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 349 km/h. Mais um pouco e o modelo atingiria a mesma aceleração de 2,2 segundos do Bugatti Veyron e do Hennessey Venom GT, os carros mais rápidos do mundo.
Na tentativa de reduzir ao máximo o peso do carro, a maioria das características de luxo foram retiradas do cockpit. Já no exterior, a montadora reforçou toda a aerodinâmica – ele oferece 170% mais de downforce (efeito aerodinâmico que permite ao carro ficar mais veloz) que a Aventador padrão.
O preço do Aventador SV foi definido em 327 mil euros (em torno de R$ 1 milhão, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 4 de março de 2015), sem contar os impostos, e as primeiras unidades serão entregues pela montadora na Europa durante o segundo trimestre deste ano.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo a vídeo de apresentação do Aventador LP 750-4 SuperVeloce e fotos: