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A marca francesa Lacoste entrou no fim do ano passado com uma ação no Brasil para impedir a exploração comercial de roupas que imitem seu logotipo do crocodilo verde, informa a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.
O alvo da ação era a marca Cartelo cujo símbolo também é um crocodilo verde, além da Ecom Factory, que vendia os produtos. Segundo o jornal, o marketplace Shopee e a rede social Facebook também foram incluídos como réus no processo, para que suspendessem a divulgação de anúncios de produtos da Cartelo.
Segundo a marca francesa, a venda desses produtos é “altamente prejudicial” aos negócios no Brasil. A Lacoste também afirmou que a atuação da Cartelo configura contrafação e concorrência desleal.
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No processo, a marca francesa pediu que a loja virtual Ecom Factory pare de vender produtos Cartelo, além de sugerir uma indenização de R$ 50 mil. A marca francesa também pediu que a Justiça obrigasse Shopee e Facebook a excluir anúncios desses produtos.
Segundo O Globo, a Justiça de São Paulo atendeu o pedido da Lacoste, ordenando que a Ecom deixasse de vender as peças da Cartelo. Além disso, a juíza decidiu que Shoppe e Facebook deveriam remover os anúncios das plataformas.
A Shoppe afirmou que cumpriu a decisão judicial e tirou as propagandas do ar, mas que iria recorrer, por entender que a Lacoste não comprovou que os produtos eram falsificados.
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O Facebook também recorreu, por considerar que houve erro material pela falta de discriminação das URLs que deveriam ser tiradas do ar, mas a Justiça não aceitou o pedido da rede social.
A Ecom Factory disse que não é responsável pela marca Cartelo, atuando apenas como revendedora dos produtos.