Publicidade
SÃO PAULO – A Jaguar lançou um pequeno documentário sobre uma manobra em espiral realizada pelo SUV lançamento da marca, o E-Pace. Para conseguir realizar a façanha foram necessários seis meses desde seu planejamento até a sua execução, que dura apenas 1,5 segundo. O SUV da Jaguar, que pesa de 2,4 toneladas, saltou uma distância de 15,3 metros.
A manobra entrou para o Guinnes World Records™ como o salto completo mais longo já realizado por um veículo de produção e foi executada quando o E-Pace foi revelado ao público no centro de exposições ExCeL, em Londres, no último dia 13 de julho.
Essa não foi a primeira manobra radical realizada pela fabricante britânica: em 2015 a Jaguar executou um looping com seu primeiro SUV, o F-Pace. “É da natureza de um engenheiro querer melhorar continuamente. Perguntamo-nos como podíamos melhorar a manobra de looping que havíamos realizado para marcar o lançamento do F-PACE. O passo natural a ser dado foi fazer com que o veículo saísse completamente do chão. E o que conseguimos com foi algo espetacular”, afirmou o engenheiro-chefe da marca, Graham Wilkins.
Continua depois da publicidade
O documentário mostra os desafios que os engenheiros e a equipe de acrobacias encontraram para garantir que o salto completo de mais de 15 metros de comprimento com direito ao espiral de 270° fosse bem-sucedido.
O carro resistiu a 33 saltos teste, com pequenas modificações de segurança – incluindo a colocação de uma gaiola produzida especialmente para o veículo.
A manobra foi inspirada nas acrobacias de automóvel do cinema e foi supervisionada por uma equipe de dublês. Um deles e o motorista do salto é Terry Grant que afirmou que sempre sonhou em fazer essa manobra em espiral.
Continua depois da publicidade
Veja como foi a manobra em espiral:
Veja o documentário elaborado pela Jaguar:
Continua depois da publicidade
Confira o looping realizado pelo F-Pace em 2015: