Publicidade
SÃO PAULO –O InfoMoney testou o Jaguar XJ R-Sport, versão esportiva do sedã top de linha da marca britânica, que une muita sofisticação e exclusividade com esportividade. Com longos 5,13 metros de comprimento e 2,105 metros de largura, o XJ R-Sport atrai muitos olhares por onde passa. Os faróis dianteiros com design agressivo e a grande grade frontal impõe respeito. A traseira peculiar, com lanternas alongadas e duas saídas de escapamento também chama a atenção. Resumindo: se você não quiser ser visto, é melhor não andar com um desses por aí.
Para completar o belo visual externo, o interior do XJ-R-Sport beira a perfeição. Com ótimo acabamento, o interior mistura couro de alta qualidade com alcântara (material sintético com a textura similar a camurça) no teto. O painel é completo e intuitivo, assim como o kit multimídia que conta com câmera de ré com uma excelente definição. O interior tem vários detalhes cromados, como as saídas de ar condicionado, o botão do câmbio automático – basta girar para acionar a marcha -, detalhes no volante e nas portas. O volante, aliás, levanta automaticamente quando o carro é desligado, para facilitar a saída do motorista. Quando o carro é ligado ele abaixa novamente.
Outro destaque do Jaguar é o sistema de som da marca britânica Meridian, considerada uma das melhores do mundo. São 20 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com tecnologia de equalização do som, que resultam em até 825W de potência. O som sai limpo e é possível ouvir cada detalhe da música, sem nenhuma distorção, mesmo no volume máximo – que, acredite, é muito alto. A sensação é de que você está em uma casa de espetáculos, tamanha a potência do sistema.
Continua depois da publicidade
Com tantos detalhes para tornar a vida do motorista mais agradável, a melhor parte ainda está por vir. Quando o motor V6 de 340 cavalos é acionado a diversão começa. A posição de dirigir é baixa e lembra a dos bólidos de corrida. Quando você acelera, parece que o carro está grudado no chão. Se pisar forte no acelerador, quem gruda no encosto do banco é você, tamanha a potência do carro. Bastam 5,9 segundos para que este gigante de mais de 5 metros de comprimento e 1800 quilos saia da inércia até os 100 Km/h.
O modelo é equipado com transmissão automática de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante. Detalhe que o computador do carro detecta o modo como o motorista dirige dependendo da maneira como ele acelera, freia, pela velocidade nas curvas e pela pressão colocada nos pedais. Essas informações são enviadas ao sistema de transmissão e as trocas de marcha são definidas de acordo com o estilo de condução do motorista – que pode ser mais esportiva ou priorizando conforto e economia de combustível.
O sistema de controle de cruzeiro é outro destaque. Depois que o motorista seleciona a velocidade, se algum outro veículo mais lento estiver à frente o Jaguar freia sozinho e mantém uma distância de segurança. Se você mudar de faixa e tiver novamente a pista livre, o carro volta a acelerar de maneira autônoma até retomar a velocidade estipulada no cruise control.
Continua depois da publicidade
Mas não se empolgue tanto: para tirar este felino da concessionária é preciso desembolsar nada menos do que R$ 512 mil. Para quem tem dinheiro para isso, o carro vale cada centavo.
Veja as fotos do XJ R-Sport: