Índice classifica as cidades mais amigas dos ciclistas; veja ranking

Países Baixos e Japão são países com grande número de bicicletas

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SÃO PAULO – Há muitas cidades onde é bom ser um ciclista, mas alguns lugares são realmente paraísos de duas rodas. A cidade do Rio de Janeiro é uma dessas cidades paraísos, ocupando a 16ª posição, de acordo com o site Business Insider.

A avaliação é do recém-lançado Copenhagenize Index 2013, que classificou 150 cidades ao redor do mundo em 13 parâmetros, incluindo ciclovias, cultura, partilha, separação, programa de gênero e política de tráfego. Veja a lista das 20 cidades mais amigas dos ciclistas:

1- Amsterdã (Países Baixos): a cidade carece de um projeto de infraestrutura uniforme que compense a sua impressionante saturação do tráfego de bicicletas no centro da cidade. Mesmo assim, a atmosfera do ciclismo é descontraída e agradável.

2- Copenhagen (Dinamarca): a cidade possui uma rede de infraestrutura de bicicleta bem concebida e uniforme, além disso, um grande número de projetos de infraestrutura para bicicletas estão em andamento.

Copenhagen

3- Utreque (Países Baixos): a cidade desfruta de uma ótima rede de infraestrutura para bicicletas e níveis de utilização fantásticos. 

Utreque

4- Sevilha (Espanha): a cidade é garota-propaganda do sistema planejado de bicicletas. O rápido aumento do tráfego de bicicletas foi devido à vontade política, sendo que 80 km de infraestrutura para bicicletas foram concluídos em apenas um ano.

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Sevilha

5- Bordeaux (França): a cidade tem investido de forma brilhante em ciclovias e ciclofaixas. Há 200 km na cidade e 400 km, se você incluir a Comunidade Urbana de Bordeaux.

Bordeaux

6- Nantes (França): a cidade tem planos de gastar € 40 milhões no ciclismo até 2014 e tem aumentado a sua infraestrutura de bicicleta para quase 400 km.

Nantes

7- Antuérpia (Bélgica): a cidade tem mantido um nível constante de tráfego de bicicletas nos últimos anos. Com uma porcentagem de 16% de bicicletas na cidade, o veículo é um dos principais meios de transporte. 

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Antuépia

8- Eindhoven (Países Baixos): a terceira cidade holandesa da lista busca desenvolver novos trabalhos para o setor das bicicletas.

Eindhoven

9- Malmö (Suécia): a cidade investiu € 47 milhões para impulsionar o tráfego de bicicletas ao longo dos próximos sete anos.

Malmö

10- Berlim (Alemanha): o porcentual de 13% de bicicletas é impressionante para uma cidade do tamanho de Berlim, sendo que em alguns bairros esse número sobe para até 25%.

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Berlim

11- Dublin (Irlanda): entre as cidades emergentes, Dublin é a grande esperança entre o aumento da frota de bicicletas. A cidade possui projetos de infraestrutura de grande escala e estratégias de ciclismo.

Dublin

12- Tóquio (Japão): a cidade possui um rigoroso treinamento dos motoristas para manter as ruas mais seguras. Além disso, o transporte público e as bicicletas estão integrados, facilitando a locomoção no local.

Tóquio

13- Munique (Alemanha): a cidade conta com investimentos expressivos em ciclismo urbano e de marketing que visa dar a bicicleta um status mais elevado entre os cidadãos.

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Munique

14- Montreal (Canadá): a cidade foi uma das primeiras a adotar as bicicletas como meio de transporte, com a construção de ciclovias no final dos anos 80. Além disso, o sistema de partilha de bicicletas é bem-sucedido.

Montreal

15- Nagoya (Japão): a cidade japonesa tem números impressionantes de ciclistas, que contam com pistas totalmente protegidas das ruas.

Nagoya

16- Rio de Janeiro (Brasil): as primeiras ciclovias foram construídas ao longo da praia de Copacabana em 1992 para a ECO-92, ou RIO-92, e se expandiram para outras praias.

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Bike Rio

17- Barcelona (Espanha): a cidade tem impressionado o mundo com seus esforços para restabelecer a bicicleta como meio de transporte. O seu sistema de bicicletas tem uma infraestrutura protegida das ruas.

Barcelona

18- Budapeste (Hungria): a cidade conta com o desenvolvimento de uma rede sensível para os usuários de bicicleta.

Budapeste

19- Paris (França): ao todo, a cidade conta com 30 km de ciclovias e chegou a deixar Londres e Nova Iorque para trás nos últimos seis anos.

Paris

20- Hamburgo (Alemanha): a participação das bicicletas na cidade tem apresentado um crescimento lento, mas constante, e os cidadãos estão adotando o meio de transporte, principalmente nos bairros.

Hamburgo