Publicidade
O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira e está em alta nos EUA após um episódio inusitado: sua tradução para o inglês se tornou a mais vendida na Amazon americana na categoria “Literatura Caribenha e Latino-Americana”.
O romance ficou na frente de edições em inglês de obras como “Amor nos tempos de cólera”, de Gabriel Garcia Márquez, por exemplo.
A reportagem conferiu a lista no site americano nesta terça (21) e o livro segue em primeiro lugar. Veja abaixo:
A versão da Penguin Classics, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux, viralizou no TikTok e entrou na lista de mais vendidas na Amazon após um vídeo da influenciadora americana Courtney Henning Novak, que possui cerca de 25 mil seguidores na plataforma chinesa.
“Eu tenho três grandes problemas com esse livro. Primeiro, a minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida? […] Eu acho que é meu novo livro preferido”, afirmou a tiktoker.
Veja o vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Após o post, o vídeo foi compartilhado por vários brasileiros, que levantaram discussões sobre as percepções sobre a obra de Machado de Assis. Novak ficou tão impressionada que afirma que vai estudar português para conseguir ler a versão original. “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português”, diz ela no vídeo. “Então agora, eu tenho outra tarefa que é aprender português.”
A tradutora Flora Thomson-DeVeaux compartilhou o sucesso de vendas do livro no X, que pode ser adquirido por US$ 16,79 (cerca de R$ 85).
Apesar da comemoração, ela ressaltou a presença do livro “O Idiota”, do russo Fiodor Dostoievski, na lista – afinal, o autor e seu livro não são considerados latino-americanos.
Continua depois da publicidade
Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos