GWM? Chinesa que comprou fábrica da Mercedes no Brasil lança carro eletrificado

Preço do Haval H6 GT só será divulgado em março, mas especialistas do mercado avaliam que modelo deve ser vendido por cerca de R$ 300 mil

Estadão Conteúdo

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

A Great Wall Motors (GWM), que se instalou recentemente no Brasil, adotou uma estratégia diferente de entrada no país: em vez de iniciar as operações como importadora, para testar o mercado e só depois instalar unidades produtivas por aqui (como fizeram outras montadoras), primeiro quis garantir sua fábrica, comprando em 2021 as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

O grupo chinês iniciou então as reformas necessárias e, só agora, mais de um ano depois, iniciou a importação do primeiro automóvel da marca: o híbrido plug-in Haval H6 GT. O modelo é um utilitário esportivo (SUV), híbrido plug-in (carregado na tomada), com equipamentos inéditos no mercado brasileiro para essa categoria de veículo.

O preço do modelo só será divulgado em março, mas especialistas do mercado avaliam que o Haval H6 GT deve ser vendido por cerca de R$ 300 mil. A produção no Brasil (não necessariamente deste modelo, só terá início no primeiro semestre de 2024). Será a primeira fábrica do Brasil a produzir somente veículos eletrificados.

Continua depois da publicidade

Com essa fórmula, o maior grupo automotivo privado da China pretende mostrar que “realmente quer fincar raízes no Brasil” e e ganhar a confiança do mercado, afirma o CEO da GWM do Brasil e da América Latina, define James Yang. O executivo diz que o grupo chinês estudava o mercado brasileiro há dez anos.

Elétricos ou eletrificados?

A fábrica de Iracemápolis (que fica a cerca de 165 km de São Paulo) deve iniciar produção na primeira metade do próximo ano, provavelmente com uma picape híbrida plug-in. Quando o SUV H6 também entrar em linha de produção, passará a ter motor flex (em vez de apenas gasolina, como ocorre no modelo importado).

Carros puramente elétricos (BEV) estão nos projetos de longo prazo da montadora chinesa, assim como a produção de baterias. “Não sei se o Brasil vai precisar tão rápido dos elétricos”, justifica Oswaldo Ramos, diretor comercial da empresa.

Continua depois da publicidade

No começo de fevereiro, o grupo iniciou campanha publicitária que fala dos seus valores mais importantes, como inovação, tecnologia, sustentabilidade e conectividade. O filme tem como fundo a música “Hello, goodbye”, dos Beatles, remixada pelo DJ Alok, com o slogan de “Hello, tomorrow”.