Governo discute mudanças na fórmula da cerveja

Fórmula da cerveja poderá contar com produtos de origem animal e vegetal

Publicidade

SÃO PAULO – A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), junto com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está analisando uma nova proposta de instrução normativa que definirá o padrão da cerveja no Brasil e no Mercosul.

Durante um evento, que aconteceu na última terça-feira (20), os participantes chegaram a um acordo que prevê a utilização de produtos de origem animal, como leite e mel, e vegetal, caso das frutas, ervas e flores, no processo de fabricação da cerveja. De acordo com o chefe da divisão de bebidas do Ministério, Marlo Vicenzi, o uso de produtos de origem animal e vegetal permite a inovação do produto. “Pode ser um diferencial de competitividade”, explica.

Na ocasião, também foram discutidas a permissão para o envelhecimento da cerveja e a obrigatoriedade da declaração do corante caramelo, quando utilizado na composição da bebida.

Continua depois da publicidade

As propostas serão disponibilizadas para consulta pública. “A próxima etapa é formalizar o que foi debatido e submeter à avaliação dos interessados”, afirma Vicenzi. Quando finalizado o processo de consulta, as propostas serão apresentadas ao Mercosul.