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SÃO PAULO – Um novo golpe via SMS simula comunicações oficiais do Santander e do Banco do Brasil, segundo o laboratório de segurança digital DFNDR Lab. Mais de 33 mil pessoas já receberam as mensagens falsas, e a empresa estima que 410 mil ainda podem receber.
Os usuários recebem mensagens via SMS com dizeres falsos como: “Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”, junto com uma URL de um suposto site.
Ao acessá-la, o usuário do smartphone é encaminhado a uma página que o induz a passar informações pessoais e bancárias, como CPF e dados do cartão de crédito, incluindo senhas e fotos de tokens/cartões de segurança bancários. Além disso, também é solicitado do correntista o número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) dos aparelhos celulares. Com isso, criminosos conseguem clonar os dispositivos dos usuários.
Segundo Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab, “é muito importante manter um aplicativo de segurança atualizado com a função antiphishing e também desconfiar de quaisquer arquivos e links, mesmo quando recebidos de pessoas conhecidas ou quando a comunicação aparenta ser oficial”, afirma.
Contatadas pelo InfoMoney, a assessoria do Banco do Brasil afirmou que está ciente do assunto e que “tem implantado a estratégia de substituição de credenciais de seus clientes, com priorização para o uso da biometria e do BB Code (solução para facilitar as transações bancárias feitas a partir de um aparelho celular), que não são passíveis de furto ou compartilhamento por parte do cliente”.
A assessoria do Santander por sua vez também afirmou estar ciente da situação e passou algumas dicas para seus clientes. Segundo a assessoria, o banco nunca “entra em contanto via telefone solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras informações pessoais”.
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Além disso o banco reocmenda que o cliente “somente informe seus dados pessoais quando você entrar em contato com a Central de Atendimento Santander e não utilize telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o Banco. Os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho”.