Publicidade
SÃO PAULO – Atualmente, mais de 3.700 ônibus fretados são registrados na SPTrans, mas o total pode chegar a 6.000 se forem contabilizados os irregulares, segundo a Fresp (Federação da Empresas de Fretamento do Estado de São Paulo).
Devido ao grande número de fretados, a Prefeitura de São Paulo restringiu a circulação destes veículos nos corredores à esquerda da cidade. A justificativa é contribuir para a melhoria do trânsito.
Corredores
De acordo com a SPTrans, os fretados não podem estacionar nas ruas e nem circular nos corredores de ônibus onde o desembarque é feito pelo lado esquerdo, como nas avenidas Santo Amaro, Nove de Julho e Rebouças.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Na Avenida Paulista, a proibição vale para os horários de maior movimento, das 7h às 10h e das 16h às 20h.
Trânsito
Em média, cada ônibus de fretamento tira 15 carros da rua. O serviço transporta cerca de 600 mil usuários por dia. São pessoas que deixaram o carro em casa, mas não querem se locomover com transporte público, como metrô e trem.
Para o diretor executivo do Transfretur e da Fresp, Jorge Miguel dos Santos, o serviço de fretamento é essencial para desafogar o trânsito da cidade. “Imagine se cada um desses usuários fosse utilizar seus próprios veículos. Seria o caos!”, observa.
Continua depois da publicidade
Contudo, Santos defende que os fretados também possam ter espaço nos corredores como os ônibus urbanos. “Se os táxis, que são veículos menores, podem utilizar os corredores, por que os ônibus de fretamento, que transportam de 20 a 40 pessoas, não podem fazê-lo?”, argumenta.
Para Jorge Miguel, a saída é ordenar o uso dos corredores e permitir que os ônibus de fretamento os utilizem para passagens diretas, sem paradas para embarque ou desembarque de passageiros.