Publicidade
SÃO PAULO – Saber lidar de forma adequada com o orçamento pessoal depende de diversos fatores. A educação recebida em casa, por exemplo, influencia bastante na formação de adultos financeiramente equilibrados. Educação financeira, porém, não é algo restrito, estando ao alcance de todos, tanto por meio da internet quanto em cursos oferecidos por diversas entidades.
Pensando nisso, a equipe InfoMoney procurou especialistas que indicassem sites, cursos e palestras que abordam o tema, de forma ampla e acessível ao consumidor. Para começar, o vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Luiz Calado, recomenda o portal “Meu Bolso em Dia” (http://www.meubolsoemdia.com.br/), iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
O site foi lançado em março de 2010, com o objetivo de oferecer informações didáticas sobre finanças pessoais para que o consumidor possa tomar decisões conscientes em relação ao uso do dinheiro, do crédito e do financiamento. “O site mostra como se faz a organização das finanças; é claro e ilustrativo, contando, inclusive, com vídeos e enquetes, além de estar presente no Facebook”, diz Calado.
Continua depois da publicidade
No site, além das dicas, os internautas também podem baixar um software de gestão financeira, o JIMBO, que ajuda a controlar o orçamento pessoal e ainda permite planejar as despesas para os próximos meses.
Para mulheres e interessados em investimentos
Além desse portal, Calado ainda lembra do “Mulheres em Ação” (http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres/), um site criado pela BM&F Bovespa. O portal também aborda questões relacionadas ao orçamento, como, por exemplo, os cuidados ao acumular dívidas, mas tudo em uma linguagem específicas para as mulheres. Traz dicas em áudio, lista de perguntas frequentes e ainda introduz as mulheres no mundo dos investimentos em ações.
Outra sugestão é o portal “Como Investir?” (http://www.comoinvestir.com.br/Paginas/default.aspx), iniciativa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). No site, há diversas dicas sobre finanças pessoais, abordando temas como dívidas, despesas, orçamento familiar, patrimônio, futuro, entre outros.
Continua depois da publicidade
Mas o site vai muito mais além, focando bastante em investimentos. “Traz explicações e orientações sobre fundos, ações, títulos públicos, debêntures, renda fixa e outros”, lembra Calado. O internauta também conta com vídeos e quizzes.
Cursos presenciais
Além da internet, os interessados contam com cursos gratuitos oferecidos por instituições como a Bolsa de Valores de São Paulo e o próprio Procon-SP. Pelo site da Bovespa, o internauta tem acesso a informações sobre cursos presenciais e on-line, todos gratuitos. Os presenciais são ministrados no prédio da Bolsa em São Paulo, no centro da cidade. Basta fazer inscrição pela internet ou por telefone.
O educador financeiro Mauro Calil ainda recomenda o Circuito INI de Formação do Investidor Consciente. “O INI (Instituto Nacional de Investidores) realiza cursos gratuitos que abordam temas desde planejamento financeiro até investimentos – em ações e fundos, por exemplo”, diz Calil.
Continua depois da publicidade
Por fim, vale lembrar do Procon, que com periodicidade mensal realiza palestras sobre finanças pessoais. De acordo com a supervisora da equipe de cursos e palestras do Procon-SP, Rosana Picolli, são três horas de palestras, em um auditório que comporta no máximo 80 pessoas. “É bastante interessante, pois os consumidores trazem casos que são discutidos com os especialistas”, diz Rosana.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.