Publicidade
SÃO PAULO – Se você estava em dúvida sobre a eficiência dos carros elétricos e híbridos, com certeza vai repensar sobre o assunto depois de ver o novo carro que a Ferrari revelou na última terça-feira (2).
A Ferrari FXX K é alimentada por um motor elétrico e um V12, que juntos geram nada mais nada menos que 1.050 cavalos de potência, sendo 860 cv do propulsor a combustão e 190 cv do elétrico.
O modelo usa como base a LaFerrari, primeiro modelo híbrido da montadora, além de contar com controle de estabilidade, freios ABS de última geração, sistema de injeção eletrônica integrado com o Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética – ao pisar no freio do carro, o sistema transfere a energia gerada para o motor elétrico), diferencial eletrônico de terceira geração, efeitos ativos de aerodinâmica e sistema de amortecedores magnéticos independentes.
Continua depois da publicidade
O carro foi desenvolvido pela Scuderia Ferrari da Fórmula 1 e fará sua primeira aparição mundial no próximo fim de semana, durante o Ferrari Finali Mondiali, que será realizado pela primeira vez no Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi.
Entretanto, o FXX K não poderá ser usado nem corridas e nem nas ruas, já que está fora dos regulamentos das pistas e também não se adequa às legislações rodoviárias. A intenção da montadora italiana é utilizá-lo em eventos especiais para os donos do carro possam pilotá-lo em circuitos fechados durante os próximos dois anos.
Teve somente dois detalhes que a Ferrari não revelou ainda: velocidade máxima e preço do supercarro. O primeiro é possível se ter uma ideia considerando que a LaFerrari, que tem 200 cv a menos, atinge mais de 350 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
Continua depois da publicidade
Já o preço, segundo os sites Coed, Driving, Fox Sports e o jornal Telegraph, deve chegar à US$ 3,1 milhões (cerca de R$ 8 milhões, de acordo com a cotação do Banco Central do dia 4 de dezembro de 2014).
Veja abaixo fotos do carro: