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Um apagão de grandes proporções foi registrado na manhã desta terça-feira (15). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorreu por volta das 8h31 (horário de Brasília) e afetou todas as regiões do país.
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, disse o ONS por meio de nota encaminhada ao InfoMoney.
O ONS explicou que a ocorrência provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem luz, segundo o órgão, devido a uma ação controlada “para evitar a propagação da ocorrência”.
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O órgão afirmou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com o ONS, 55% da carga foi retomada na região Norte e 81% no Nordeste. Ao todo, 13,5 mil megawatts (MW) foram recompostos diante dos 16 mil MW afetados pelo apagão.
Terça-feira difícil para o brasileiro
O apagão atrapalhou o trânsito, com semáforos apagados, e os sistemas de transporte sobre trilhos, com os Metrôs de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo registrando paradas forçadas em suas linhas.
No Piauí, a empresa Águas de Teresina suspendeu o serviço de abastecimento de água e informou que os canais de antendimento estão indisponíveis até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido.
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Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros do Recife informou que foi acionado para retirar uma mulher presa no elevador do prédio da Superintendência do Trabalho, por volta das 9h30 da manhã.
Em São Paulo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4 Amarela do Metrô, esclareceu que o transtorno permaneceu entre 8h30 e 9h25 e confirmou que a razão para a redução na velocidade dos vagões foi a “oscilação externa na alimentação de energia elétrica”.
A Enel, distribuidora de energia elétrica responsável pelo serviço em parte do estado de São Paulo, enviou mensagem aos consumidores informando que o Operador Nacional do Sistema Elétrico “estava tomando providências necessárias para regularizar o fornecimento”.
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Com informações de Reuters, Estado Conteúdo e Agência Brasil