Publicidade
SÃO PAULO – Na última quarta-feira (29) o Facebook divulgou seus resultados e ganhos do terceiro trimestre deste ano, onde Mark Zuckerberg divulgou uma informação que pode ter causado certo interesse: diariamente, as pessoas fazem 1,5 bilhões de buscas na rede social e o site já totaliza mais de dois trilhões de posts indexados.
Embora a maioria das buscas seja por posts e pessoas, analistas enxergam um possível desenvolvimento comercial das buscas do Facebook. “Enquanto a maioria das buscas não são comerciais, nós pensamos nos tipos de buscas que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo”, escreveram analistas do Bank of America/ Merrill Lynch. “Vemos uma oportunidade de US$ 5 bilhões, levando em conta uma renda incremental média de US$ 0,01 por pesquisa com anúncios de busca, o que é uma fração da nossa estimativa por busca do Google”.
Segundo o Business Insider, com isso, o Bank of America vê o potencial de monetização da busca até maior do que o valor do Instagram, que é de aproximadamente US$ 4 bilhões.
Continua depois da publicidade
Alguns analistas, entretanto, vão contra: embora exista potencial para conteúdo comercial relevante, não é o caso visto nas buscas do Facebook, já que a rede social as vê como uma maneira de ajudar as pessoas a encontrar conteúdos mais relevantes e mantê-las por mais tempo na rede social – e assim, possam ver os anúncios do feed de notícias.
O próprio Zuckerberg também deu sua opinião: durante o anúncio dos resultados do segundo trimestre de 2014, ele disse que “a busca pelo Facebook vai ser uma viagem de muitos anos”.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.