Publicidade
SÃO PAULO – O uso clandestino de energia e as fraudes contra medição do consumo de eletricidade, causaram no último ano um grande prejuízo às distribuidoras de energia, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abradee)
Por conta disso, estima-se que elas tenham deixado de receber quase R$ 3,6 bilhões em 2003.
Para realizar este cálculo, tomou-se por base as chamadas perdas comerciais das empresas, isto é, a diferença entre a quantidade de energia que foi consumida e a que foi faturada.
Preocupada com o prejuízo, que tende a aumentar anualmente, a Abradee irá promover, em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), no próximo dia 09 de novembro, um seminário nacional abordando temas como furto e fraude de energia e roubo de condutores e equipamentos. O evento acontecerá em Curitiba.
Troca de experiências
O principal objetivo do evento é promover a troca de experiências e decisões entre agentes do setor, e assim buscar alternativas que visem a redução do problema, conforme informou o diretor de Distribuição da Copel, Rubens Ghilardi.
Na palestra, além da presença de agências reguladoras como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), participarão também empresas prestadoras de outros tipos de serviços públicos que tem vivenciado problemas semelhantes.