Publicidade
SÃO PAULO – Já pensou em encontrar seu ídolo? Poder pegar autógrafo de seus atores favoritos, ou então ver trechos e apresentações especiais sobre seus filmes e séries favoritos? Existe um evento que ocorre todo ano no EUA onde tudo isso é possível, e muito mais. É a Comic-Con, e ela começa nesta quinta-feira (24), em San Diego, na Califórnia.
Em quatro dias, todos os grandes estúdios de cinema e canais de televisão aproveitam o centro de exposições da cidade para anunciar suas principais novidades, com grandes apresentações, contando com a presença de atores, produtores, diretores, e grandes nomes da cultura pop mundial. O evento ocorre sempre entre quinta-feira e domingo, com a ocorrência da chamada “preview night” na quarta-feira, onde a feira abre por pouco tempo para que os visitantes possam se preparar para o que verão nos dias seguintes.
Criada em 1970 para, inicialmente, ser um encontro de fãs de histórias em quadrinhos, a Comic-Con cresceu muito com o passar do ano e deixou o pequeno hotel no centro de San Diego, para ocupar o Centro de Exposições de 45 mil metros quadrados. Mas não é difícil encontrar atrações em outros locais da cidade, incluindo o estádio do time de baseball local. Em 2014, a expectativa é que a convenção receba mais de 130 mil pessoas. Não é à toa que este é considerado o maior evento de cultura pop do mundo.
Em resumo, a Comic-Con conta com três tipos de atrações. A primeira fica no grande salão do centro de exposições, onde grandes estúdios, canais de televisão, editoras de livros e quadrinhos, além de pequenas lojas montam seus estandes. Neles os visitantes podem interagir com seus filmes, livros e séries favoritos, comprar produtos, ganhar brindes exclusivos, além de participar de atividades relacionadas aos seus personagens favoritos.
Porém, estes tipos de atrações também são encontradas nos hotéis localizados ao lado do centro de convenções, além das ruas da cidade, com grandes tendas e até atividades que ficam circulando pelo centro de San Diego. Alguns restaurantes da cidade também fazem promoções e fantasiam seus garçons para receber os visitantes da feira.
O segundo tipo é um dos mais concorridos: são os painéis, ou seja, as apresentações de filmes e séries. Apesar do centro de exposições contar com diversas salas para esses eventos, os principais paneis ocorrem no chamado Hall H, que tem capacidade para 6 mil pessoas. Para se ter uma ideia da dificuldade que é participar de um evento lá, em 2013 as filas para entrar no Hall H se formavam às 16h (hora local) do dia anterior.
Continua depois da publicidade
Neste ano, no Hall H são esperadas novidades sobre “Vingadores 2 – A Era de Ultron”, da Marvel/Disney, além dos novos filmes do Batman, Superman, X-Men, entre muitos outros. Entre as séries, mais uma vez o destaque deve ficar com os primeiros trailers das novas temporadas de “The Walking Dead” e “Game of Thrones”.
Para terminar, existe também uma parte do centro de convenções voltado exclusivamente para quem quer seguir a carreira de desenhista. Lá, grandes artistas e grandes editoras vão para olhar o portfólio de possíveis novos talentos. Além disso, há grandes sessões de autógrafos, que no ano passado contou com nomes como Rodrigo Santoro, Tom Cruise e Sandra Bullock.
Como fazer para ir
Depois de olhar tudo isso, você deve estar se perguntando como fazer para ir a uma evento desses e se não custa muito caro. Conseguir um ingresso é muito concorrido, mas não impossível, mesmo para nós brasileiros. Além disso, os gastos não são tão exorbitantes assim.
Continua depois da publicidade
Indo direto ao ponto, preços: Em 2014, o ingresso para cada dia saia por US$ 45 (próximo de R$ 100), com exceção do último dia, o domingo, que custava US$ 30 porque o evento termina mais cedo. Para a “preview night” o ingresso ficou em US$ 35. Existe também o ingresso para os 4 dias, que este ano saiu por US$ 200.
Sobre voo e estadia, existem muitas alternativas. Em primeiro lugar como a venda ocorre pelo menos 4 meses antes do evento, a chance de você conseguir um voo mais barato aumentam. Além disso, não existem voos diretos para San Diego, então quem preferir pode escolher uma escala mais longa em alguma outra cidade dos EUA e economizar. Em algumas opções a diferença chega a ser de mais de US$ 100.
Já para hotéis, as opções são as mais variadas. Os mais caros e próximos do centro de exposições fazem parceria com a Comic-Con e abrem as vendas em um dia e horário específicos para os participantes, mas também são mais caros. Porém, por toda a cidades existem hotéis muito mais baratos e que permitem ir a pé para o evento, ou seja, nem gasto com transporte você terá.
Continua depois da publicidade
Mas e para comprar o ingresso?
Essa talvez seja a parte mais difícil, já que os ingressos para todos os dias se esgotam em poucas horas. Porém, existem algumas táticas para se conseguir esse ingresso. A primeira seria procurar mais pessoas que querem ir, já que no momento da compra é possível adquirir até 4 ingressos, ou seja, se um de seus amigos conseguir entrar no processo de compra, ele pode garantir a sua entrada.
O primeiro passo é se cadastrar no site da Comic-Con. A partir desse momento, a própria companhia irá te informar sobre as datas de vendas e o processo de compra. A única diferença é que quem participou do evento este ano terá prioridade para a compra de ingressos na edição 2015 (mas com um limite, ou seja, não irá esgotar ainda).
Com o cadastro feito, você deve ficar atento à data das vendas, que normalmente ocorre em fevereiro com início em uma manhã de sábado. Neste dia, você deve entrar no site com antecedência e entrar na fila que a Comic-Con irá criar online (nunca atualize a página! senão você será jogado para o fim da fila).
Continua depois da publicidade
Quando você for liberado para comprar, precisará apenas seguir os passos e adquirir seus ingressos. Lembre-se de garantir com sua operadora de cartão o desbloqueio dele, já que o pagamento é feito em dólares e corre o risco de não ser autorizado já que o valor não é tão baixo.
Apesar de algumas dificuldades, para se conseguir um ingresso para o maior evento de cultura pop do mundo é preciso se programar e se preparar para cada etapa. Com isso, fica muito mais fácil garantir seus ingressos.