Publicidade
SÃO PAULO – Um time de especialistas do Reino Unido conseguiu achar algumas brechas de segurança no sistema do Mitsubishi Outlander híbrido, por meio do acesso ao Wi-Fi do veículo. O especialista em segurança Ken Munro mostrou o procedimento em um vídeo no YouTube e explicou que descobriu a falha quando o carro de seu amigo, um Outlander, apareceu em seu celular como um ponto de acesso Wi-Fi. O amigo, então, mostrou o aplicativo que permitia o controle remoto do sistema. Além de conseguir desativar o alarme, ele também conseguiu controlar as luzes do carro, acabar com a bateria e até obter a geolocalização do veículo e rastreá-lo.
Munro informou a Mitsubishi sobre o ocorrido no início do mês e, segundo informações do The Guardian, a equipe de segurança pressiona a montadora para realizar um reccal, que seria de aproximadamente 100 mil veículos desse modelo.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Mitsubishi no Brasil disse que os carros brasileiros não enfrentam esse problema e que não existe informação sobre um possível recall.
Inseguro
Os demais carros modernos, que possuem seus próprios aplicativos e normalmente se conectam através de servidores via web da própria montadora para, depois, passar pela rede de dados móveis, chamada GSM. O Outlander, por outro lado, só utiliza o Wi-Fi para se conectar ao smartphone, o que é menos seguro.
Em publicação no seu site, Munro especulou que o software é inseguro por conta de “corte de custos” pela Mitsubishi, já que não seria necessário contratar servidores ou pagar pelo uso da rede móvel.
Confira o vídeo feito por Munro:
Continua depois da publicidade