Energia elétrica levou 6h para ser restabelecida nas capitais, diz Operador Nacional

Norte e Nordeste ainda não estão com toda a carga recomposta

Agência Brasil

Publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que seis horas depois do início da interrupção de energia em grande parte do país, a maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) já foi restabelecida. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.

As regiões Norte e Nordeste são as que ainda não estão com toda a carga recomposta, com 55% e 81% respectivamente. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais.

Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a resposta do Ministério de Minas e Energia foi efetiva. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, e as providências foram tomadas rapidamente”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retornou ao Brasil para acompanhar de perto, na sala de situação, a recomposição da carga de energia do país.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou nesta tarde que ainda não havia informações sobre a causa do apagão, mas que o evento será avaliado com critério.

Impactos

O blecaute causou grandes transtornos na vida dos brasileiros nesta terça (15). Os Metrôs de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, segundo apuração do InfoMoney, registraram paradas forçadas de linhas, com os passageiros, em alguns casos, sendo obrigados a caminhar a pé ao lado dos trilhos até a estação mais próxima.

Continua depois da publicidade

No Piauí, a empresa Águas de Teresina suspendeu o serviço de abastecimento de água e informou que os canais de atendimento estão indisponíveis até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido.

Além disso, operações fabris também foram afetadas, como no caso da montadora Stellantis, cuja produção em Betim (MG) e Goiana (PE) foram interrompidas por aproximadamente 40 minutos.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Continua depois da publicidade