‘Emília Perez’ vence o BAFTA como Melhor Filme de Língua não Inglesa

Longa dirigido pelo francês Jacques Audiard bateu o brasileiro "Ainda Estou Aqui"; Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz, não recebeu nomeação para esse prêmio

Roberto de Lira

O diretor Jacques Audiard em pré-estreia do seu filme Emilia Pérez em Los Angeles, EUA - 21/10/2024 (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)
O diretor Jacques Audiard em pré-estreia do seu filme Emilia Pérez em Los Angeles, EUA - 21/10/2024 (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)

Publicidade

O filme “Emilia Pérez” venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, do BAFTA, considerado o Oscar do Reino Unido, derrotando assim o longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”. A cerimônia da premiação está acontecendo neste domingo (16) e uma reprise será transmitida a partir das 16h no canal de TV paga TNT e no streaming MAX..

Os outros filmes da categoria eram: “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia), “Kneecap” (Irlanda) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).

Leia também: Análise: “Emilia Pérez” e a nova era dos escândalos virtuais do Oscar

Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz, não recebeu nomeação para esse prêmio.

Zoe Saldaña venceu na categoria Atriz Coadjuvante, também por ‘Emilia Pérez’.

“Isso é muito bom, vocês não deveriam ter feito isso”, disse o diretor Audiard em seu discurso de agradecimento. “Este prêmio não é apenas para mim, mas para todos que trabalharam incansavelmente neste filme.”

Continua depois da publicidade

Ele também agradeceu às indicadas ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante, Zoe Saldana e Selena Gomez, bem como à sua co-protagonista ausente, Karla Sofia Gascón, que está concorrendo ao prêmio de melhor atriz.

“Emilia Pérez” foi um dos primeiros filmes a ser considerado favorito à premiação, mas sua campanha perdeu força após a controvérsia em torno de Gascón, que se desculpou por publicações anteriores na mídia social denegrindo muçulmanos e outros grupos e disse que ficaria em silêncio para ajudar o filme antes do Oscar.

No filme, Saldana interpreta uma advogada que ajuda um líder de cartel mexicano, interpretado por Gascón, a fingir sua morte e fazer a transição de homem para mulher. Saldana é amplamente cotada para vencer em sua categoria depois de ter triunfado em outras premiações.

Continua depois da publicidade

Ao lado de “Conclave” e “Emilia Pérez”, o filme biográfico de Bob Dylan “Um Completo Desconhecido” e “O Brutalista”, um conto de três horas e meia sobre um arquiteto imigrante húngaro que tenta reconstruir sua vida nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, estão concorrendo a melhor filme.

Mas muitos agora consideram “Anora”, sobre uma dançarina exótica que se envolve com o filho de um oligarca russo, um forte candidato depois que ele e o diretor Sean Baker triunfaram no Critics Choice Awards, bem como no Producers and Directors Guild of America Awards, antes do Oscar do próximo mês.

(Com Reuters)