Em meio a novos fechamentos, shoppings têm queda de 36,3% nas vendas no ano

Taxa de vacância no segmento chega a 7,5%, depois de alcançar 9,3% em 2020

Mariana Zonta d'Ávila

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SÃO PAULO – Com a piora da pandemia no Brasil impondo novas medidas de isolamento social, as vendas em shopping centers, que estavam buscando uma retomada após o baque de 2020, voltaram a piorar com os novos fechamentos este ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), no ano até 18 de abril, os 601 shoppings do país apresentaram queda de 36,3% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020. No ano passado, o setor chegou a apresentar recuo de 39,4% nas vendas.

Os dados são da Abrasce em parceria com a Cielo e compõem o “Índice Cielo do Varejo Ampliado”, que identifica as vendas do chamado “varejo total” nas lojas de shopping center.

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Glauco Humai, presidente da Abrasce, assinala que as vendas nos shoppings estão diretamente relacionadas aos horários de funcionamento: quanto menor o período em operação, menores as vendas, e vice-e-versa.

“À medida que o shopping vai completando o seu mix de serviços, ampliando horários e dias da semana, as vendas vão voltando. Em alguns estados em que o funcionamento já está perto do tempo normal, os dados são bastante animadores”, defende.

A avaliação do executivo é de que o cenário deve permanecer de grande incerteza até o terceiro trimestre, em função do calendário de vacinação, e que os últimos três meses do ano devem ser positivos para o setor, impulsionados pelas vendas na Black Friday, no dia das crianças e sobretudo no Natal.

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Humai cita que o Rio de Janeiro ampliou o horário de funcionamento dos shoppings nesta quinta-feira (22), que no Paraná os estabelecimentos voltaram a abrir aos fins de semana e que neste sábado (24), em São Paulo, restaurantes e serviços voltam a funcionar dentro dos shoppings, contribuindo para uma retomada do segmento.

Na semana de 12 a 18 de abril, os shopping centers no Brasil registraram queda nas vendas de 47,2%, o que representou uma desaceleração das perdas em relação à semana anterior (5 a 11 de abril), quando as vendas caíram 55,4%.

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Até o dia 18 de abril, quando o levantamento foi concluído, o Brasil operava com 94% dos seus shoppings abertos, mas com restrições, frente aos 61% da semana anterior.

Nesta sexta-feira (23), do total de 601 shopping centers no país, 599 estão operando com algum tipo de restrição e dois ainda estão fechados, em municípios de Minas Gerais, segundo a Abrasce.

Em 2020, os shoppings encerraram o ano com uma taxa de vacância de 9,3%, afirma Humai, quase o dobro da registrada no ano anterior, de 4,7%. Em 2021 até abril, o setor registrava vacância de 7,5%.

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Diante de estabelecimentos fechados, os fundos imobiliários de shopping centers registraram em março o pior dividend yield médio em relação aos demais segmentos, com um retorno sobre os dividendos de 5,3%, segundo levantamento feito pela XP. A performance desses FIIs também ficou entre as piores, com ganhos de 6,7% entre março de 2020 e março deste ano, ante valorização de 33,4% dos FIIs de recebíveis imobiliários no mesmo período.

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