Publicidade
A Roblox, plataforma de videogame popular entre pré-adolescentes, está instituindo uma série de mudanças após críticas generalizadas às suas políticas de segurança infantil e às prisões de supostos abusadores de crianças que usavam o serviço.
Usuários com menos de 13 anos precisarão de permissão dos pais para acessar certos recursos de chat do Roblox, de acordo com uma cópia de um e-mail que a empresa enviou aos pais esta semana. Crianças com menos de 9 anos também precisarão de permissão para jogar jogos com violência moderada ou humor grosseiro, de acordo com o e-mail, que foi revisado pela Bloomberg News.
LEIA MAIS: Sony gera debate ao colocar preço do novo PlayStation (bem) acima do Xbox
A empresa de videogames, sediada em San Mateo, Califórnia, também está introduzindo um novo tipo de conta que permitirá aos pais monitorar a atividade online e os amigos de seus filhos.
Um porta-voz da Roblox se recusou a compartilhar mais informações sobre as mudanças, que a empresa planeja implementar no mês que vem.
As novidades “fazem parte do compromisso da Roblox em tornar a plataforma um dos ambientes online mais seguros para nossos usuários, especialmente os mais jovens”, disse a empresa em um comunicado por e-mail.
Continua depois da publicidade
As alterações seguem o anúncio de julho da Roblox de que rotularia os jogos com base no tipo de conteúdo que eles contêm, e não pela idade.
As políticas de segurança infantil da Roblox têm sido alvo de escrutínio nos últimos meses. Desde 2018, a polícia dos EUA prendeu pelo menos duas dúzias de pessoas acusadas de abusar ou sequestrar vítimas que conheceram ou aliciaram na Roblox, de acordo com uma investigação da Bloomberg Businessweek de julho . Alguns desses predadores já estavam em registros de criminosos sexuais ou foram acusados de abusar de menores offline. Cerca de 40% das 80 milhões de contas ativas diárias da Roblox têm menos de 13 anos.
Ao contrário dos concorrentes, a Roblox até recentemente permitia que crianças de qualquer idade criassem contas e conversassem com estranhos. Defensores da segurança infantil criticaram a facilidade com que as crianças na Roblox podem conversar com pessoas que não conhecem — um problema que as mudanças podem resolver. Desde setembro a Roblox parou de permitir que crianças menores de 5 anos criem contas.
Continua depois da publicidade
Após a investigação da Businessweek, o vendedor a descoberto Hindenburg Research publicou um relatório dizendo que a Roblox não faz o suficiente para impedir que predadores de crianças acessem a plataforma. O relatório também acusou a Roblox de inflar seus números de usuários e tempo jogado, ainda que alguns observadores da indústria tenham questionado essa alegação. Dias antes, o vendedor a descoberto Bear Cave emitiu um relatório semelhante alegando que a Roblox facilitou “abuso infantil generalizado”.
Um porta-voz da Roblox classificou o relatório Hindenburg como “enganoso”, dizendo que os autores “negligenciaram em relatar com precisão as divulgações públicas da empresa”.
“Acreditamos firmemente que o Roblox é uma plataforma segura e protegida, assim como nas métricas financeiras que relatamos”, disse o porta-voz na época.
Continua depois da publicidade
Em uma entrevista no início deste ano, o diretor de segurança da Roblox, Matt Kaufman, rejeitou a ideia de que a Roblox tem um problema sistêmico de segurança infantil e disse que os sistemas de moderação da plataforma verificam todos os bate-papos e conteúdos digitais em busca de conteúdo inapropriado.