Publicidade
SÃO PAULO – A PROTESTE Associação de Consumidores divulgou, no último dia 21, os resultados do sexto teste de fogões a gás disponíveis no mercado. Dos 13 avaliados, dois tiveram que ser eliminados do laboratório por liberação de Monóxico de Carbono acima do limite considerado seguro e por risco de tombamento. Os modelos reprovados são o Atlas cinco bocas Top Machine e o Atlas Coliseum 4 bocas, respectivamente.
Conforme as normas da ABNT de segurança e desempenho para aparelhos a gás, o limite máximo de liberação de CO é de 0,2%; em duas amostras do modelo Atlas 5 bocas Top Machine, entretanto, os resultados foram de 0,27% e 0,47%, respectivamente.
Em condições reais de uso – de acordo com o manual de instrução grelhando dois frangos, colocando uma bandeja com água e usando os dois queimadores ao mesmo tempo – os resultados são ainda mais alarmantes, de 2,13% e 3,36%.
No caso do Atlas Coliseum, reprovado por tombamento, foi comprovado no teste que o apoio de um usuário na porta do fogão, seja até mesmo uma criança, pode ocasionar em seu tombamento.
Por conta dos resultados, a associação entrou com o pedido ao Ministério Público e ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para que ambos sejam retirados do mercado. Além disso, ela pede também a realização de um recall para os consumidores que já possuem esses fornos e a revisão certificada pelo Inmetro.
Dos outros 11 modelos testados, o que teve maior destaque foi o Esmaltec Agata.