Publicidade
SÃO PAULO – Um estudo revela que a maioria dos pais de família no Brasil utiliza computadores defasados e ainda compartilha as máquinas com os demais integrantes da casa. Dos entrevistados, 45% desejam máquinas mais modernas e com mais recursos. Com a proximidade do Dia dos Pais, informações podem guiar compra de presentes.
Os dados foram resultado de uma enquete on-line realizada pela Intel no começo do mês de agosto, com o objetivo de mapear alguns dos principais usos e necessidades dos pais em relação aos computadores.
Preferências
De acordo com o diretor de marketing da Intel Brasil, Cássio Tietê, quando assunto é usar o computador, geralmente os pais ficam em segundo plano dentro de casa. Além disso, boa parte deles usa máquinas que não são capazes de oferecer satisfatoriamente os recursos que desejam.
Os pais afirmaram que as principais atividades que realizam com o computador estão relacionadas com trabalho, comunicação e lazer. O e-mail continua sendo, como sempre foi, a ferramenta mais utilizada, fato que pode ser explicado pela forte defasagem das máquinas utilizadas.
Se 36% responderam que o que mais fazem é utilizar o e-mail, outros 33% afirmaram que se divertem com os jogos casuais e mais simples, como o tradicional ‘paciência’. O computador é principalmente uma ferramenta de trabalho para 23% dos pais.
A pesquisa também revelou que o computador vem sendo utilizado pelos familiares para vigiar a vida dos filhos. Cerca de 7% dos entrevistados preocupam-se em acompanhar a vida social dos filhos, principalmente nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Máquinas velhas
Dos entrevistados, 59% afirmaram que a tecnologia do computador atualmente utilizado dentro do lar é muito antiga. Boa parte deles ainda está no primeiro computadore, que normalmente é um desktop que já não funciona com velocidade e eficiência que gostariam.
Por outro lado, há também uma parcela que considera seus computadores atualizados, sendo eles 19% dos entrevistados, inclusive contando com máquinas modernas e de última geração. Essa parcela tem acesso a recursos atuais, como edição de vídeo e jogos de alta tecnologia. Uma porcentagem menor, de 13%, afirmou ser inseparável de suas máquinas, usando o computador como ferramenta pessoal e de forma plena.
Oportunidade
Os principais motivos que fazem os pais desejarem novos computadores têm a ver principalmente com liberdade e eficiência. Dos 45% que responderam necessitar urgentemente de uma máquina mais moderna, 20% acreditam que isso representa liberdade, pois não querem mais ficar por último entre os usuários dentro de casa.
Continua depois da publicidade
Já 15% dos entrevistados querem um aparelho mais moderno, pois acreditam que o ganho em termos de eficiência ajudaria a terminar suas tarefas de forma mais rápida. Se ganhassem um computador novo, boa parte dos pais afirmou que isso motivaria a aprender mais sobre a máquina e, portanto, exploraria muito mais os recursos e as novas ferramentas oferecidas pelo mundo digital.