Dia do Sorvete: afinal, qual a diferença entre sorvete e gelato?

E você sabia que o 31º melhor gelato do mundo é paulistano?

Equipe InfoMoney

Gelato (Foto de Jean Balzan/Pexels)
Gelato (Foto de Jean Balzan/Pexels)

Publicidade

Neste dia 23 de setembro é celebrado o Dia do Sorvete no Brasil. A data marca a chegada das temperaturas mais altas com o início da primavera, que começou neste domingo (22) — e pode já ter dado aquela vontade de tomar um sorvete ou um gelato.

Embora a palavra italiana “gelato” signifique sorvete, em tradução livre, na gastronomia, os dois produtos são bem diferentes. Essa informação já está criada no imaginário de boa parte dos consumidores, mas você sabe a real diferença nos ingredientes e no preparo? E sabia que o Brasil tem um dos melhores gelatos do mundo?

O sorvete tem uma base de creme de leite, leite, açúcar e, às vezes, ovos e/ou gemas, que é batida em uma sorveteira antes que outros ingredientes sejam adicionados.

De acordo com a legislação brasileira, existem variações: os sorvetes de creme são produtos elaborados basicamente com leite, derivados lácteos ou gorduras. Já os sherbets são feitos com leite, derivados lácteos ou outras matérias-primas alimentares, mas com gorduras e proteínas de origem não láctea em menor proporção. Enquanto isso, os gelados de frutas ou sorbets são elaborados com polpas, sucos ou pedaços de frutas e açúcares.

O gelato, por sua vez, tem uma menor proporção de gordura, pois sua base leva mais leite do que creme de leite, resultando em cristais menores que os do sorvete e uma textura mais macia.

Outra diferença no preparo é a incorporação de ar. Segundo uma publicação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o preparo do gelato envolve pouca ou nenhuma aeração, prática adotada pela indústria para aumentar o volume do sorvete.

Continua depois da publicidade

O 31º melhor gelato do mundo é paulistano

O Gelato Festival 2024, realizado em julho, colocou a San Lorenzo Gelateria, do chef e gelato master Brenno Floriano, na 31ª posição no Ranking Mundial de Gelato Artesanal. O estabelecimento possui duas unidades na capital paulista: uma no Itaim Bibi e outra no Morumbi.

Em 2023, o sabor “San Pietro”, que leva chocolate, azeite e nozes pecan, criação de Floriano, rendeu à San Lorenzo Gelateria o prêmio de Melhor Gelato do Ano no Brasil.

Paixão nacional

Não é exagero dizer que o produto é uma paixão nacional. Segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, foram vendidos mais de 438 milhões de litros no país em 2023, um aumento de 22,4% em relação ao ano anterior. Além disso, o setor sorveteiro desempenha um papel crucial na economia, reunindo mais de 7 mil empresas e gerando aproximadamente 300 mil empregos diretos e indiretos.