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O Dia das Mães, que será celebrado em 12 de maio neste ano, próximo domingo, deverá movimentar R$ 15 bilhões em compras, segundo pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), realizada em parceria com o Instituto Datafolha.
O levantamento aponta que o montante seria movimentado pela parcela de 63% dos brasileiros que têm a intenção de comprar presentes para as mães. O gasto médio é encontrado pela pesquisa foi de R$ 229.
Em comparação com 2023, 4 em cada 10 entrevistados, ou 39%, acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 23% acreditam que serão menores e 35% o mesmo valor.
A pesquisa mostra maior propensão dos mais jovens de gastarem mais, com preferência pelas compras em lojas físicas e utilização do cartão. Confira, a seguir, os detalhes do levantamento.
Jovens estão dispostos a gastar mais
Os consumidores de 18 a 24 anos têm intenção de gastar, em média, R$ 304. Entre 25 e 34 anos, R$ 281; e entre 35 e 44 anos, a média é de R$ 272.
Na população de 45 a 59 anos a média de gasto é de R$ 223 e acima de 60 anos é de R$ 232.
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Considerando o recorte por classe socioeconômica, as classes A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 358, seguida da classe C, com R$ 243, e das classes D/E com R$ 214, valor mais próximo da média nacional.
Loja física é o canal preferido
Segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados (72%) pretende comprar presentes de Dia das Mães em uma loja física, e um quarto (24%) deve fazer compras online.
A preferência pelo meio físico foi a mesma (72%) tanto entre os homens como entre as mulheres.
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Já no recorte por faixas etárias, a população entre 45 e 59 anos (77%) e com 60 anos ou mais (76%) anotam uma preferência ainda maior pelo canal físico do que a média nacional.
Cartões na dianteira dos pagamentos
Entre os consumidores entrevistados, 47% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 27% cartão de crédito e 20% cartão de débito.
O Pix aparece com 37% de preferência. O dinheiro vem logo atrás, em 31% das respostas, enquanto 1% não ainda não sabem.
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O Sudeste (54%) e o Sul (52%) são as regiões onde o uso do cartão é mais predominante, com mais da metade dos entrevistados optando por esse meio de pagamento. Os cartões também lideram as menções entre homens (47%) e mulheres (46%). São também o meio de pagamento escolhido, com resultado acima da média nacional, entre pessoas de 18 a 24 anos com 55%, 60+ com 52% e 25 a 34 anos com 49%. Consumidores das classes A/B também optam pelo cartão, 59%, assim como na classe C, 48%.
A pesquisa também perguntou sobre a intenção de parcelamento das compras: 67% das respostas foram afirmativas. Dessas, 43% pretendem parcelar em 2 vezes e 26% em 3 vezes.
Recortes regionais
Entre todas as regiões, a região Sudeste apresenta o maior valor médio (R$300), seguida pelo Norte (R$277), Nordeste (R$254), Sul (R$217) e Centro-Oeste (R$215).
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Em relação à projeção de consumo, o Sudeste aparece de novo com valor mais expressivo, R$ 6 bilhões, seguido pelo Nordeste R$ 4,4 bilhões. As regiões Sul (R$ 2 bilhões), Norte (R$ 1,4 bilhão) e Centro-Oeste (R$ 1 bilhão) figuram nesta sequência.
Sobre a intenção de compra, Norte e Nordeste lideram com 72%. O Sul aparece com 63%, seguido pelo Sudeste com 57% e Centro-Oeste com 52%.