Publicidade
Mesmo sob recordes em vendas, o valor dos carros 100% elétricos sofreu fortes desvalorizações em 2023. A maior depreciação foi de 37,1%*, no SUV BMW i3, cuja versão 0 KM custava R$ 338,2 mil em janeiro e seu preço de revenda em dezembro foi de R$ 224,5 mil, segundo dados compilados pela consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), a pedido do InfoMoney.
Na lista dos 15 carros que mais desvalorizaram no ano, também aparecem modelos mais acessíveis, considerando o patamar de preço dos elétricos, como o JAC IEV-20, por exemplo, que custava R$ 169 mil no início do ano e, agora, pode ser encontrado por R$ 114,4 mil, uma baixa de 33%.
Entre os motivos da desvalorização, a KBB destaca a concorrência acirrada entre as empresas do segmento, com a entrada de montadoras chinesas no mercado brasileiro, como BYD e GWM. Com isso, o patamar inicial de preços sofreu queda, com modelos sendo encontrados a partir de R$ 120 mil.
Continua depois da publicidade
Para competir com as novas companhias, montadoras de todo o mercado reavaliaram seus preços, o que impulsionou o patamar de desvalorização dos veículos do setor.
Neste ano foram registrados mais de 15 lançamentos de veículos elétricos, conforme dados da KBB.
Analisar a desvalorização de um veículo pode ser um balizador para a compra, já que o preço do modelo desejado pode cair, ou indicar a velocidade que esse carro perde valor no mercado. Porém, é importante que o consumidor tome cuidado e não considere apenas isso na hora de fechar o negócio.
Continua depois da publicidade
Especialmente no caso dos elétricos, além do preço, outros pontos devem entrar na conta, como: autonomia do modelo, infraestrutura de carregamento e custo de manutenção.
Veja, a seguir, os 15 carros elétricos que mais desvalorizaram em 2023:
Marca | Modelo | Versão | 0 KM (jan/23) | Preço Revenda (dez/23) | Depreciação em 23 (%) |
BMW | i3 | BEV 42KWH UNIQUE FOREVER | R$ 351.185 | R$ 220.885 | 37,1% |
BMW | i3 | 120Ah BEV FULL | R$ 338.250 | R$ 224.529 | 33,6% |
JAC | E-JS4 | BEV 55 KWH ELETRICO | R$ 263.576 | R$ 176.640 | 33% |
JAC | IEV 20 | BEV 41 KWH ELETRICO | R$ 169.050 | R$ 114.450 | 33% |
VOLVO | XC40 | PURE ELETRIC | R$ 397.950 | R$ 273.430 | 31,3% |
NISSAN | LEAF | TEKNA | R$ 296.998 | R$ 205.000 | 31% |
FIAT | 500E | BEV 42 KWH ICON AT ELE | R$ 261.341 | R$ 186.500 | 28,6% |
CAOA CHERY | ICAR | EQ1 AT ELE | R$ 149.240 | R$ 113.000 | 24,3% |
RENAULT | KWID | E-TECH 27 KWH | R$ 146.255 | R$ 112.300 | 23,2% |
CHEVROLET | BOLT | EV PREMIER AT | R$ 327.355 | R$ 253.184 | 22,7% |
MINI | COOPER | S E TOP COLLECTION 33KWH AT | R$ 281.973 | R$ 219.325 | 22,2% |
AUDI | E-TRON GT | RS BEV 93KWH QUATTRO | R$ 1.064.640 | R$ 828.459 | 22,2% |
RENAULT | ZOE | R135 ZEN | R$ 203.965 | R$ 159.266 | 21,9% |
AUDI | E-TRON | PERFORMANCE QUATTRO | R$ 612.910 | R$ 494.250 | 19,4% |
*Versão anterior deste texto apontava dados relativos à queda de preço e não o percentual de desvalorização dos elétricos. O erro foi corrigido.
Continua depois da publicidade
Setor em 2023
O ano de 2023 foi um divisor de águas para o segmento de carros elétricos: até novembro, os emplacamentos, que consideram modelos 100% elétricos, a baterias e híbridos, totalizaram 77.648 veículos, um aumento de 78% sobre o mesmo período de 2022 (43.658), segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
No acumulado do ano, a expectativa é de que as vendas alcancem 90 mil unidades — o que ultrapassaria a previsão inicial da associação que era de 80 mil veículos no ano.
Apesar dos bons resultados, o segmento não deve seguir acelerado em 2024 porque em janeiro entram em vigor as novas alíquotas de Imposto de Importação sobre veículos elétricos e híbridos anunciadas recentemente pelo governo federal, o que deve frear as vendas para o próximo ano com um potencial aumento de preços, segundo a associação.
Continua depois da publicidade
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a medida visa desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país.