Criador dos videogames da Nintendo morre aos 85 anos

Hiroshi Yamauchi foi responsável pelo sucesso de "Super Mario" e "Legend of Zelda"

Publicidade

SÃO PAULO – O empresário japonês, ex-presidente da Nintendo e criador dos videogames da empresa, Hiroshi Yamauchi, morreu nesta quinta-feira (19), aos 85 anos, por conta de uma pneumonia.

Segundo a BBC News, Yamauchi dirigiu a empresa entre 1949 e 2002. Neste período, ele desenvolveu o console NES, o Super Nintendo, o Nintendo 64 e o videogame portátil Game Boy. “Ele entendia o valor social dos games e o potencial dos jogos eletrônicos. O mais importante ainda, é que ele dirigiu a Nintendo do seu próprio jeito e não estava preocupado com as concorrentes”, afirmou o cofundador da Games Workshop, Ian Livingstone.

Yamauchi utilizou o trabalho do lendário designer de jogos Shigeru Miyamoto, que tinha feito os jogos do Donkey Kong, como uma forma de entrar no mercado de jogos Arcade dos Estados Unidos. Depois disso, ele foi um nome importante para o sucesso dos jogos Super Mario, Legend of Zelda e Starfox.

Além de ser um dos homens mais ricos do Japão, o empresário também foi dono do Seattle Marines, um grande time de beisebol dos EUA. A Nintendo soltou um comunicado no qual diz estar de luto pela perda do ex-presidente e no qual informa que o funeral do empresário será no próximo domingo (22).