Cresce em 16% o respeito do motorista em relação ao pedestre

Pesquisa revela que os condutores de veículos passaram a acionar 8% a mais a seta para sinalizar as conversões

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de um ano do início do Programa de Proteção ao Pedestre, realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na cidade de São Paulo, cresceu em 16% o respeito dos motoristas em relação aos pedestres.

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 24 de abril e 4 de maio e divulgado nesta sexta-feira (11), a Companhia constatou que desde o início do programa, os condutores de veículos passaram a acionar 8% a mais a seta na hora de realizar uma conversão.

Na faixa
Segundo a pesquisa, dos 2.750 veículos pesquisados, a não utilização da seta foi registrada em 39,1% das conversões. A região que mais mostrou respeito ao pedestre foi o centro da cidade, com percentual de 92,3% das conversões sendo sinalizadas.

Foram ouvidos pela Companhia, 415 motoristas e 427 pedestres. A maioria dos condutores (94,9%), afirmou que dá preferência aos pedestres, enquanto 12,7% dos pedestres se sentem mais respeitados.

Segundo os motoristas respondentes, 94,4% disseram que sinalizam as conversões, já passou de 28,8% para 65,5% o percentual de pedestres que sentiram a mudança.