Corolla, Hilux, Compass são os blindados de 2ª mão mais procurados, diz plataforma

Levantamento, que considera a procura na plataforma no 1º semestre de 2024, traz também modelos mais compactos

Maria Luiza Dourado

Publicidade

Utilitários e picapes lideram as buscas por veículos usados blindados no Brasil, país que concentra o maior número de blindados do mundo, mas modelos mais compactos também aparecem entre os preferidos. É o que mostra um levantamento da plataforma de classificados OLX.

LEIA MAIS: Carro blindado desvaloriza mais rápido? Veja prós e contras da proteção que vem ganhando o Brasil

Para entender o interesse do brasileiro por veículos usados com tecnologia de blindagem, a empresa mapeou os 20 carros blindados mais procurados nos seis primeiros meses de 2024 na sua plataforma.

O levantamento mostra equilíbrio entre as fabricantes presentes no ranking, com 10 marcas aparecendo na lista. Estão na relação veículos das marcas Toyota, Jeep, Fiat, Chevrolet, BMW, Volkswagen, Mitsubishi, Land Rover, Ford e Honda.

Os dois carros mais bem colocados pertencem à Toyota, são eles Corolla e Hilux. Logo depois aparece o Compass, da Jeep, e um modelo mais compacto, o Onix, da Chevrolet – outro modelo menor é o Polo, que aparece em 17º lugar na lista.

“Os automóveis blindados não se restringem mais aos modelos de luxo. Há no mercado veículos populares, inclusive hatches, com essa proteção extra. Ao buscar no segmento de usados, o consumidor encontra opções de carros com blindagem por preços ainda mais acessíveis”, comenta Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Continua depois da publicidade

A variedade de preços é refletida no levantamento da OLX, que traz entre os 20 blindados mais procurados modelos que custam entre R$ 78.406,00, no caso do Onix, e R$ 898.943,00, preço da BMW X6.

Confira o ranking, elaborado pela OLX, abaixo:

Ranking dos veículos blindados mais procurados (OLX/Divulgação)

A proteção extra aplicada em veículos é característica de locais com maior índice de violência. O Brasil tem a maior frota civil de carros blindados do mundo, com cerca de 300 mil veículos, ultrapassando mercados significativos, como México e Rússia.

Continua depois da publicidade

Puxada pelo crescimento da violência urbana e pela sensação de insegurança das pessoas, a quantidade de blindados tem crescido no país: foram submetidos ao procedimento 25.916 unidades em 2022 e, em 2023, a estimativa é que o número tenha ultrapassado o recorde do ano anterior, para o patamar de 28.000, segundo a Abrablin.

“O perfil do consumidor tem ficado cada vez mais diverso, indo além dos executivos de alto poder aquisitivo. Hoje vemos homens e mulheres, inclusive jovens com o primeiro veículo, adotando a proteção. Da mesma forma acontece com os modelos. Nas blindadoras estacionam veículos de todos os modelos e marcas. As pessoas estão trocando status por proteção, ou seja, por vezes investem num modelo mais barato para ter recursos e investir na blindagem”, explica Marcelo Silva, da Abrablin.

Segundo Enilson Sales, presidente da Fenauto, entidade de lojistas de veículos seminovos e usados, a maior parte da frota de seminovos e usados blindados fica em São Paulo e no Rio de Janeiro, e apesar do maior tempo de venda de carros da categoria, a demanda existe, alimentando inclusive lojas especializadas.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.