Publicidade
SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (4) acontece a final da Taça Libertadores entre Corinthians e Boca Juniors, tipo de evento que torna qualquer região bastante barulhenta por conta das torcidas e comemorações. Ruídos exagerados nos condomínios residenciais, porém, é motivo de altas multas.
Um levantamento feito pela Lello Condomínios, empresa que atua no ramo de administração condominial em São Paulo, revelou que o barulho excessivo após as 22h é a causa de cerca de 40% das multas aplicadas contra moradores de condomínio. No clássico de hoje, portanto, é bom se atentar ao barulho para não receber uma multa.
Valor da multa: 10 vezes o valor do condomínio
Segundo a Lello, o valor das multas variam conforme estipulado na convenção de cada prédio. Mas é bom saber que de acordo com o Código Civil Brasileiro o valor máximo da multa é de 10 vezes o valor do condomínio. Quem paga um condomínio de R$ 1.000, pode acabar tendo que pagar uma multa de até R$ 10.000 caso o barulho venha realmente a incomodar os demais moradores.
A administradora oriente os síndicos a tentar outras opções antes de decidir aplicar a multa. O objetivo é manter um ambiente amigável no prédio. Mas se não houver outro jeito, é importante que o síndico tenha firmeza e aplique a multa independente da relação que tenha com o condômino.
“Os síndicos normalmente preferem soluções amigáveis para evitar desgastes, e é recomendável que seja assim. Mas há determinadas situações em que é preciso ter pulso firme, para dar exemplo aos demais condôminos”, afirma o gerente de atendimento da Lello Condomínios, Daniel dos Santos Júnior.
Sobre as regras, na maioria dos prédios, a regra geral é que após as 22 horas não se pode mais fazer grandes barulhos. É importante respeitar os horários e descanso de outras pessoas.
Continua depois da publicidade
“É mais comum do que se pensa, pois durante e após os jogos, que normalmente terminam tarde, as comemorações são excessivas. Até nos corredores e salão de festas as pessoas conversam ou gritam de forma exagerada não respeitando o sono alheio”, alerta Daniel. Segundo o gerente, essas condutas passam por questões como educação, cidadania, solidariedade e etiqueta. Isso também se aplica para festas, vale como dica conversar com moradores do 1º andar, explica.
Outras atitudes que podem gerar multas
– Estacionamento de veículos fora da vaga do condômino ou em espaços destinados a visitantes. Atualmente, segundo a Lello, esse tipo de infração corresponde a 20% das multas aplicadas;
Continua depois da publicidade
– Transtornos causados por cães, como latidos constantes durante o dia e trânsito dos animais nas áreas comuns. Também representam 20% das multas aplicadas;
– Infrações que geram multas são relativos a alteração de fachadas, lixo jogado pela janela (principalmente cigarros), utilização da vaga da garagem como depósito de móveis e outros objetos e uso do apartamento para fins não residenciais. (20%)