Contran regulamenta uso de equipamentos de imagens dentro dos carros

DVD, GPS e computadores de bordo: confira o que você pode ou não instalar no seu veículo segundo resolução

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) finalmente regulamentou o uso de sistemas multimídia geradores de imagens dentro dos carros de acordo com as normas de segurança do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Ficou estabelecido pela Resolução 190/06 que aparelhos que exibam vídeos ou figuras só podem ser usados nos veículos de todos os portes desde que o motorista não possa visualizar as imagens quando estiver dirigindo.

Entretenimento e GPS

Segundo o documento, só estão permitidos os sistemas instalados no campo de visão dos passageiros do banco traseiro, impedindo o condutor de enxergá-los, ou aqueles que bloqueiem automaticamente as exibições assim que o automóvel entrar em movimento.

Continua depois da publicidade

No caso de sistemas de GPS (Sistema de Posicionamento Global) ou de navegação, como programas de instruções ao motorista com ajuda de mapas e trilhas, as regras são as mesmas.

Os mapas não poderão ser exibidos enquanto o carro estiver em movimento, mas poderão ser substituídos por símbolos, como setas, indicado o caminho ou orientações de áudio.

Permissões e exceção

A exceção fica por conta dos sistemas de imagens que sirvam exclusivamente para o auxílio a manobras como, por exemplo, um que use câmeras na traseira do veículo e ajude o condutor a realizar a baliza em tempo real.

Continua depois da publicidade

Enquanto o carro estiver parado, o motorista pode assistir a qualquer tipo de conteúdo em um monitor dentro do carro, seja de auxílio ou entretenimento.

Multa e apreensão do veículo para infratores

Quem infringir a resolução é multado em R$ 127,69, recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda tem seu veículo apreendido para regularização.

Vale lembrar que o Detran (Departamento de Trânsito) irá incluir a verificação dessa norma em sua fiscalização anual dos veículos.