Publicidade
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária em outubro será vermelha, patamar 2. A sinalização demonstra que haverá cobrança adicional na conta de luz para os consumidores de energia elétrica.
Na bandeira vermelha patamar 2, serão cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Trata-se da cobrança mais cara do sistema de bandeiras.
Segundo o comunicado da Aneel, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o risco hidrológico desencadeado pelos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e a elevação do preço do mercado de energia ao longo do mês de outubro.
As regiões Sudeste e Centro-Oeste respondem por 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país e enfrentam uma seca severa.
Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho de 2024 com a bandeira amarela. Então, a agência voltou para a bandeira verde em agosto e acionou a vermelha, patamar 1, em setembro.
A Aneel fez uma primeira tentativa de acionar o patamar 2 no início de setembro, quando anunciou a bandeira vermelha. Porém, a agência voltou atrás após revisão de dados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Continua depois da publicidade
O custo mais elevado nas contas de luz é resultado do acionamento das termelétricas nos momentos de pico de consumo. As termelétricas têm um custo maior de operação do que as hidrelétricas.